População aprova estações modernizadas

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No total, seis terminais ferroviários da capital receberam melhorias Fotos: Henrique Freire
No total, seis terminais ferroviários da capital receberam melhorias
Fotos: Henrique Freire

As estações olímpicas modernizadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 têm trazido mais comodidade e segurança para quem usa o sistema ferroviário diariamente. No total, seis estações da capital receberam melhorias: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque. O investimento total foi de R$ 250 milhões.
“A diferença entre o antes e depois é grande. Agora, há cobertura nas plataformas e escada rolante. A estrutura melhorou bastante e atende às necessidades dos passageiros”, disse a estudante Érica Prado Santos, de 18 anos, que frequenta a estação de São Cristóvão diariamente e mora em Nilópolis.
Funcionário de um colégio de São Cristóvão, Paulo Roberto Pereira, de 45 anos, está satisfeito com a qualidade das estações. Ele destacou a instalação de elevadores para deficientes e idosos, o aumento do número de catracas e a amplitude das estações como os itens mais importantes da reforma.
“Está mais confortável, bonito, seguro e adequado à população. Tem escada rolante e elevador para deficiente. Estamos satisfeitos”, afirmou Pereira.
Usuária do sistema ferroviário, Luciane Dantas, de 42 anos, elogiou a modernização, que faz parte do legado olímpico.
“Está muito bom. É um importante legado para os cariocas”, avaliou a moradora de Nova Iguaçu.

Deodoro – Construção de bilheteria e espaços para lojas. A cobertura da estação ganhou isolamento térmico. Em termos de acessibilidade, os passageiros contam com seis elevadores e seis escadas rolantes, que fazem ligação entre o mezanino e as plataformas.

São Cristóvão – Passou a ser intermodal, com ligação com o metrô. A área de acesso está cinco vezes maior do que a antiga. Conta com três elevadores e três escadas rolantes. Também foram construídas novas passarelas externas de acesso à estação.

Ricardo de Albuquerque – Recuperação da fachada e bilheterias, reforma da passagem subterrânea e ampliação da cobertura da plataforma. Houve aumento da capacidade de embarque de passageiros em 25%. A estação também ganhou acessibilidade com a instalação de dois elevadores.

Vila Militar – Construção de acessos por meio de rampas, recuperação da fachada, ampliação do mezanino e das plataformas, instalação de cobertura metálica no mezanino e cobertura nas plataformas, implantação de elevadores e construção de sistema de captação de água pluvial.

Engenho de Dentro – Reforma do mezanino e construção de um novo mezanino, mais próximo ao estádio do Engenhão, e instalação de cinco elevadores e rampas de acesso. A cobertura foi revitalizada. A estação ampliou a capacidade para receber até 26 mil passageiros / dia, o dobro da quantidade anterior.

Magalhães Bastos – Ampliação do mezanino, reforma da fachada, nivelamento e cobertura de plataformas e revitalização da iluminação em LED. Há dois elevadores, bem como banheiros adaptados e piso tátil. A SuperVia também construiu uma rampa para novo acesso dos passageiros.

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