Um projeto do Circuito Cultural Rio, desenvolvido pela PAR Cia. de Teatro, oferece um curso gratuito de teatro para pessoas com deficiência. A iniciativa, batizada de Incubadora Cênica, inclui aulas de história do teatro e gêneros teatrais, interpretação, voz, corpo, iluminação, figurino e cenário. A nova edição do Circuito Cultural foi idealizada pela prefeitura do Rio para a programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
As aulas começaram esta semana no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian, no centro da cidade, e vão até o dia 13 de setembro. No fim do curso, os alunos vão se apresentar em mostras de cenas curtas. O Incubadora Cênica foi selecionado pelo Programa Fomento Cidade Olímpica dentro da linha Arte Sem Limites, que dá apoio a atividades, espetáculos, processos de formação e companhias que envolvam acessibilidade e inclusão nas artes, em diversas linguagens.
Fundada em 2014 por artistas com e sem deficiências, a PAR já tinha o objetivo de aumentar a acessibilidade na área teatral, com a inclusão de artistas com deficiência nas produções culturais. “Desde o início do nosso trabalho, a gente já vinha trabalhando com essa mistura. Artistas com e sem deficiência atuam em conjunto, no mesmo processo de trabalho e de pesquisa de linguagem, com total autonomia”, disse o diretor artístico da companhia, Mati Lima.
Segundo Lima, o curso é voltado para iniciantes e a intenção não é formar atores. “O nosso intuito é conscientizar o cidadão que tem uma aptidão artística ou os atores que desejaram estar conosco também nesse projeto com pessoas com deficiência, para trabalhar em conjunto. É assim que se dá uma pesquisa de linguagem e se faz, realmente, a inclusão.”
A companhia ofereceu 40 vagas para pessoas de 12 a 70 anos de idade. “Já há fila de espera, caso ocorra alguma desistência, não para de chegar e-mail. Tudo isso comprova que a gente apostou certo”, comemorou Lima.
