Projeto Protetores Mirins visa aproximar alunos de Nova Iguaçu com o meio ambiente

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Guarda Municipal Ambiental, órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, realizou, na manhã desta terça-feira (19), a primeira ação do Projeto Protetores Mirins, que visa incluir estudantes do ensino fundamental da educação pública e particular a se engajarem nas práticas ambientais, como promover ações de educação ambiental e cidadania. Com o projeto, que foi iniciado no CIEP 345 Y-Juca Pirama – Intercultural Brasil Suécia, no bairro de Engenho Pequeno, os alunos também desenvolvem uma aproximação maior com o meio ambiente, criando uma conscientização ambiental e estimulam a preservação e conservação dos recursos naturais e gestão adequada de resíduos sólidos. Cerca de 80 alunos participaram do plantio de 100 mudas na escola, oficinas e rodas de conversas.

Esse projeto vai percorrer as escolas que solicitarem as atividades através das redes sociais utilizadas no Instagram: @protetoresmirins.ni ou @guarda.municipal.ambiental.ni , a partir do preenchimento de formulário disponível, ou através das formas de comunicação disponíveis da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Uma equipe da Guarda Ambiental analisa se a escola tem um espaço adequado para o plantio de mudas e ela é acompanhada de perto após receber a ação. A unidade ainda recebe a instalação de um ponto de coleta seletiva da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). Quatro meses após o plantio, a guarda visita a escola para verificar se ela deu continuidade ao projeto.

A Biodiversidade do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu também fez parte da ação entre os alunos, que também aprenderam sobre práticas sustentáveis e de proteção ambiental. Eles ainda estimulam outros alunos na capacitação para entender todos os processos ambientais que ocorrem em um ambiente urbano e os problemas relacionados ao comportamento humano inadequado, como queimadas, descarte irregular de lixo e saneamento básico.

Eles ainda participaram de um jogo de Tabuleiro Humano sobre bacia hidrográfica, resíduos sólidos e biodiversidades. De forma interativa, o jogo permitiu sensibilizar e trabalhar com o reconhecimento dos temas construindo com os alunos a importância deste recurso no contexto global, nacional, regional até chegar ao abastecimento local no município.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!