
Foto: Divulgação/Portal dos Procurados
A polícia busca pelos responsáveis pelos assassinatos de três PMs e de um agente da Polícia Civil aposentado. Os crimes ocorreram entre os dias 23 e 27 de novembro, no município do Rio e em outros pontos da Região Metropolitana. Eles foram identificados como Marco Aurélio Pedra de Oliveira, de 61 anos, ex-comissário da Polícia Civil; Célio Venerando Correa Júnior, de 32 anos, soldado da Polícia Militar; Wilson Mendes, de 66, terceiro sargento reformado da mesma corporação; além de José Carlos Correia de Melo, de 54, subtenente também aposentado. Para auxiliar as autoridades na procura pelos criminosos, o Portal dos Procurados lançou, nesta segunda-feira, um cartaz que estampa o rosto das vítimas. Por informações que levem à captura dos bandidos é oferecida uma recompensa de R$ 5 mil.
O crime mais recente aconteceu nesta segunda-feira. O subtenente José Carlos estava em casa, no bairro da Posse, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, quando a residência foi invadida por bandidos armados. Cinco integrantes do bando teriam chegado à Rua Cartacho, num veículo modelo Corolla. Eles atiraram contra o policial que reagiu.Um dos criminosos foi atingido e morreu no local. Os comparsas conseguiram escapar. Com ferimentos em locais como tórax, abdômen e coxa direita, o PM chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Geral de Nova Iguaçu, mas não resistiu aos ferimentos. José Carlos foi o 123º policial militar morto no estado do Rio apenas neste ano.
No último dia 24, dois PMs também não resistiram aos ferimentos e morreram. Um dos casos aconteceu no município de São Gonçalo, na Região Metropolitana, quando Wilson, que estava em seu estabelecimento comercial, foi surpreendido por bandidos que chegaram ao local. Armados, eles desembarcaram de um automóvel modelo Pálio, de cor branca, e dispararam contra a vítima, que ainda teve os pertences roubados. Wilson serviu à PM durante 26 anos, era casado, e deixa dois filhos adultos.
No mesmo dia, o soldado Célio Venerando também foi morto. Este crime aconteceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Na ocasião, o policial estava de folga e passava em seu veículo pela Avenida presidente Roosevelt, no bairro Saracuruna, quando teve o veículo emparelhado com um carro onde estavam os bandidos. Os integrantes do bando atiraram contra o PM, que era lotado no Batalhão de Mesquita, o 20º BPM. Célio estava na corporação há quatro anos, era casado e deixa um filho de 10 anos.
Um dia antes, dia 23 de novembro, o policial civil aposentado Marco Aurélio foi assassinado na Estrada do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio. De acordo com os agentes, o ex-comissário da corporação estava em seu carro quando foi atingido por disparos. O carro agente, porém, não foi roubado pelos bandidos, na ocasião. Ele atuou na Polícia Civil por 29 anos, corporação que deixou em 2015.
Quem tiver quaisquer informações sobre suspeitos de terem participado de qualquer um desses crimes pode denunciar pelo Whatsapp ou Telegram do Portal dos Procurados, no telefone (21) 98849-6099; Central de Atendimento do Disque Denúncia, através do (21) 2253-1177, ou aplicativo do órgão; ou ainda por mensagem (inbox) no Facebook, pelo endereço https://www.facebook.com/procurados.org/. O anonimato é garantido.
As informações recebidas serão encaminhadas para a delegacia de homicídios responsável pela investigação de cada crime.