Região Metropolitana tem 2,5 mil bicicletários

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Mais de 5 mil vagas estão distribuídas por estações de metrô, trens e barcas

Com a maior malha cicloviária do país, o Rio registra aumento no número de pessoas que usam a bicicleta para se locomover diariamente.  Há nove anos, o programa Rio – Estado da Bicicleta estimula o uso do meio de transporte através da implantação de infraestrutura cicloviária, da promoção de ações educacionais e de atividades culturais, sociais e esportivas.

Atualmente, há cerca de 2,5 mil bicicletários e mais de 5 mil vagas na Região Metropolitana, distribuídas por estações de metrô, trens e barcas, além de centros culturais. Com a inauguração da Linha 4 do Metrô, foram criadas mais 300 vagas nos acessos de passageiros de todas as estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz).
“O programa busca contribuir para que a utilização da bicicleta propicie à população fluminense melhorias na sua mobilidade, na sua saúde e no ambiente de um modo geral, além dos benefícios sociais e econômicos inerentes. Adotando ações que promovem e estimulam o uso da bicicleta e, em conjunto com parceiros, temos conseguido avançar na utilização e conscientização desse importante e sustentável modo de transporte”, disse o coordenador do programa, Mauro Tavares.
De acordo com a ONG Transporte Ativo, o número de ciclistas nas ruas das cidades fluminenses dobrou em um período de cinco anos. Na capital, 43,5% novos usuários já aderiram às bicicletas. O município de Niterói teve o maior aumento do estado: 59,7%.
A ONG Transporte Ativo destaca que os benefícios do uso da bicicleta são inúmeros. Além de leve, econômica, ágil, saudável e silenciosa, ela permite maior fluidez do tráfego, favorecendo os transportes coletivos, segurança viária, autonomia, economia de tempo, baixo custo de aquisição e manutenção e emissão zero de poluentes atmosféricos.
A prática melhora a qualidade de vida, facilita o contato entre as pessoas e gera um clima de convivência, proporcionando a humanização do trânsito.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!