Relatório final da Comissão da Verdade ganha espaço em bibliotecas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Resultado de mais de dois anos de trabalho, documento está disponível ao público
Resultado de mais de dois anos de trabalho, documento está disponível ao público

A Coordenadoria Estadual por Memória, Verdade e Direitos Humanos, vinculada à Superintendência de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, ganhou um reforço importante na missão de divulgar o Relatório Final da Comissão da Verdade do Rio (CEV-Rio), que encerrou os trabalhos em dezembro de 2015. A partir de novembro, a Superintendência da Leitura e do Conhecimento, da Secretaria de Cultura, passou a oferecer o documento nos espaços de leitura mapeados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas.

“O Relatório da Comissão da Verdade do Rio representa o resultado de uma pesquisa extensa sobre as graves violações de direitos humanos, que ocorreram no período da ditadura. A divulgação do documento torna possível à sociedade conhecer o contexto dessas violações e cumprem o papel de educar as futuras gerações. A disponibilização desse material em bibliotecas públicas do Estado do Rio de Janeiro ampliará o acesso dessas informações pelo público em geral e, especialmente, os nossos jovens estudantes”, disse Aline Inglez, superintendente de Promoção dos Direitos Humanos.
Resultado de dois anos e oito meses de trabalho, o Relatório Final da CEV-Rio foi entregue ao Governo do Estado e à sociedade civil em cerimônia no Palácio Guanabara, em dezembro de 2015. O documento está dividido em seis partes, englobando desde o contexto de criação das Comissões da Verdade até a identificação de locais de prisão e tortura. O documento já pode ser encontrado em todas as Bibliotecas Parque (Manguinhos, Niterói, Rocinha e Presidente Vargas) e no Alemão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!