
Jogos Olímpicos 2016 é o tema da 10ª Rio Artes Manuais, considerada a maior feira de capacitação em artesanato do estado do Rio de janeiro. O evento foi aberto ontem e segue até o próximo domingo (20), no Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio.
Até o último dia da feira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (Senac-RJ) irá oferecer cerca de 70 oficinas gratuitas de diferentes técnicas de artesanato na área da moda. Segundo o coordenador-geral do evento, Roberto Santos, as peças produzidas pelos artesãos serão comercializadas nas feiras de bairros e instituições itinerantes que ocorrem em todo o estado.
Na feira, serão trabalhadas técnicas voltadas para os Jogos. “O artesão aproveita agora para aprender a fazer, e já produzir, para quando a Olimpíada começar ele estar com peças suficientes para oferecer aos turistas. O Rio de Janeiro vai receber uma enxurrada de turistas nacionais e internacionais”, disse o coordenador-geral do evento, Roberto Santos.
De acordo com Santos as aulas estão abertas, não só para artesãos como para qualquer pessoa que queira fazer artesanato, seja por hobby, terapia ou para geração de renda. “A Rio Artes Manuais é, realmente, a universidade para se aprender”. As inscrições são feitas no local, onde o Senac-RJ mantém duas salas com capacidade para 12 pessoas por aula, com instrutores que ensinam a fazer artigos variados relacionados à moda, como tiaras, nécessaires, bolsas, bijuterias, em aulas com duas a três horas de duração.
No local, os interessados têm ainda a oportunidade de conhecer os cursos oferecidos pelo Senac na área da moda, como vitrinista, produção de moda, estamparia têxtil, costura, desenho de joias, ourivesaria, entre outros.
Facebook
Outra novidade na edição deste ano da feira é a presença de técnicos da empresa Facebook do Vale do Silício dos Estados Unidos, onde especialistas em ‘marketing’ digital iniciaram ontem e terminam hoje, sessões de treinamento gratuito para visitantes. São nove palestras por dia, abordando a criação de páginas na internet, conteúdo criativo e anúncios. É dado também atendimento individual aos artesãos.
Segundo a diretora de Empreendedorismo do Facebook para a América Latina, Camila Fusco, o objetivo é mostrar aos artesãos e visitantes como é possível usar essa plataforma, com mais de 95 milhões de pessoas no Brasil, como vitrine virtual para dar maior visibilidade a seus produtos.