Rio Imagem Baixada realiza um milhão de exames

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Centro de diagnóstico do Governo do Estado está ampliando oferta de serviços, com inclusão de procedimentos como colonoscopia e endoscopia
 “O Rio Imagem Baixada é atendimento de primeiro mundo”. O elogio é do servidor público, José Damião da Silva, 56 anos. Morador de Queimados, ele é um dos pacientes atendidos pelo centro de diagnóstico que completou, nesta quarta-feira (10/07), o primeiro ano de funcionamento, com a marca de 1 milhão de exames realizados. E, a partir de agosto, oferecerá novas análises, como endoscopia digestiva e colonoscopia. A unidade do Governo do Estado contou com investimento de R$ 90 milhões.

Novos exames estão sendo incorporados ao atendimento. A endoscopia digestiva e colonoscopia passam a ser ofertadas a partir de agosto. Os procedimentos são importantes no rastreio de casos de câncer de estômago e intestino, além da prevenção de outras doenças.

Sempre mais atentas à saúde delas e da família, as mulheres são a maioria dos pacientes da unidade: 72% do total, enquanto os homens são 28%. No Rio Imagem Baixada, elas encontram toda uma linha de cuidados para o público feminino, com a vantagem de oferecer diversos procedimentos num mesmo lugar. Uma paciente que tem um nódulos suspeitos identificado na mamografia já é encaminhada para a realização da biópsia.

A dona de casa Cátia Gonçalves, de 57 anos, foi submetida a uma estereotaxia – biópsia por agulhamento em áreas em que há alguma alteração ou suspeita – ficou satisfeita de não ter que entrar na fila novamente para prosseguir com o tratamento.

– O atendimento no Rio Imagem Baixada é maravilhoso. Desde a classificação adequada do paciente na entrada, passando pela orientação dos médicos, assistentes sociais e atendentes. Outro fator importante é o ambiente, que acalma e favorece a realização do exame. A assistência é humanizada, com carinho e tem calor humano – disse.

Para ser atendido no centro de diagnóstico é necessário o encaminhamento de uma clínica da atenção básica, que faz a inclusão no sistema de regulação. A oferta de serviço, porém, está acelerando o andamento das filas e reduzindo a espera.

– Cheguei às 8h30 e, em meia hora, já estou sendo atendido – afirmou José Damião, que fez uma ultrassonografia de abdômen total para investigar a causa das dores de estômago.

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