
O futuro da cidade do Rio, após os Jogos Olímpicos de 2016 e pelos próximos 50 anos, está em debate. O encontro que começou ontem e segue até a próxima segunda-feira (24) tem a finalidade de discutir propostas para o Plano Estratégico 2017-2020, que será apresentado em março do ano que vem.
O projeto Visão Rio 500 foi detalhado pelo prefeito Eduardo Paes, na remodelada Praça Mau
, um dos marcos do processo de revitalização olímpica da cidade, ao lado do futuro Museu do Amanhã, que será inaugurado no próximo ano. “É fundamental que a cidade não perca a capacidade de olhar para frente. O Rio passa por um momento de muita transformação, o ápice disso é o ano que vem, mas a cidade tem que continuar sonhando sempre”, disse.
Segundo Paes, o Rio tem que pensar grande e avançar para ser uma cidade mais justa. “Como é que a gente integra a cidade, como diminui as diferenças e como torna uma cidade mais justa. É um desafio permanente. Avançamos em várias áreas, mas os desafios são enormes ainda.”
Uma das áreas que estarão se desenvolvendo nos próximos anos é a região portuária, que passa por um processo de revitalização, com ajuda de investimentos públicos e privados. Mas o prefeito do Rio quer garantir que o local seja habitado por famílias e não apenas um novo núcleo comercial e financeiro. “Já tem muitos prédios subindo. Têm alguns lançamentos residenciais. A gente forçou a mão com uma legislação mais firme para privilegiar a política habitacional e ter mais residências aqui. Centro sem gente morando fica sem alma. Queremos que 50% do que se construa aqui seja de residências.”
A população pode participar e dar ideias que poderão ser aproveitadas, por meio da plataforma colaborativa www.visaorio500.rio.