Rio Rural vai integrar avaliação internacional

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Os encontros também aconteceram com os agricultores nas microbacias Rio Cachoeira, em Magé
Os encontros também aconteceram com os agricultores nas microbacias Rio Cachoeira, em Magé

O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, foi uma das iniciativas selecionadas pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) para participar de uma avaliação sobre o impacto da iniciativa na solução de problemas ambientais no mundo. Este mês, a avaliadora Jeneen Reyes Garcia esteve no Rio de Janeiro, reunida com a equipe gestora do Projeto Rio Rural GEF, instituições parceiras e agricultores familiares.
Entre os projetos brasileiros selecionados para compor a avaliação, o Rio Rural GEF foi escolhido por ser uma ação multifocal, com resultados concretos na eficiência produtiva do setor agropecuário, conservação do solo, proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e formação de capital social. O projeto foi executado de 2006 a 2011, em comunidades rurais de 48 microbacias hidrográficas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Os resultados do Rio Rural GEF serviram de base para a expansão do programa no estado, abrindo caminho para novas iniciativas, como o projeto Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira.
A cientista ambiental Jeneen Garcia, que está conduzindo a avaliação do GEF, esteve com produtores rurais beneficiários do Rio Rural. Os encontros aconteceram com os agricultores nas microbacias Rio Cachoeira, em Magé, na Região Metropolitana, e Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo, na Serra Fluminense.
Na ocasião, os agricultores puderam expor os resultados verificados no meio ambiente e nos setores sociais e produtivos.
“Com o programa, conseguimos melhorar nossa produção e comercialização, principalmente após as chuvas de 2011”, disse o produtor de Nova Friburgo, Hélio Muniz Cardoso.
O produtor Nei Araújo, da localidade de Rio Grande, acredita que a iniciativa fortalece o trabalho do Rio Rural.
“A avaliação permite saber como o programa está caminhando. E isso é bom para todo mundo: para nós, agricultores, para os técnicos da Emater-Rio e também para os próprios avaliadores”, afirmou Nei.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!