
Fotos: André Gomes de Melo
Jovens de comunidades carentes, com idades entre 12 e 17 anos, estão tendo a oportunidade de realizar os cursos gratuitos oferecidos pelo RioSolidario. A intenção do projeto Casa Futuro Agora é que estes sejam os primeiros passos na capacitação desses jovens, com aulas que serão importantes em qualquer escolha profissional: Inglês, Informática, Audiovisual e Poesia Falada. O projeto teve início em fevereiro de 2016. Neste período, mais de 1,5 mil pessoas já se formaram.
Jovens que estão cumprindo medida socioeducativa no Novo Degase também têm a chance de construir uma carreira através dos cursos, que são realizados nas unidades de Bangu, Ilha do Governador e Penha.
“É importante destacar que são abordadas diferentes áreas do conhecimento, que servirão de base para o mercado de trabalho. Mesmo os mais novos podem se beneficiar com aulas de Inglês e Informática, por exemplo”, explicou a coordenadora do Casa Futuro Agora, Luiza Teixeira.
Os interessados podem se inscrever direto nas unidades, munidos de CPF e identidade (do responsável, em caso de menor) e comprovante de residência. As turmas vão sendo oferecidas de acordo com a demanda, mas estão previstas novas classes de Audiovisual e Poesia em março. Antes disso, o projeto fará uma mostra de vídeos e um recital de poesias de ex-alunos.
“A Poesia, por exemplo, ajuda na oralidade e organização do pensamento”, disse Luiza Teixeira.
Com conteúdo moderno e aulas dinâmicas, os cursos são oferecidos em unidades com acesso gratuito à internet para toda a comunidade (confira a lista no site www.riosolidario.org).
A iniciativa é financiada com recursos oriundos de acordo entre a Cedae e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), em ação trabalhista ajuizada pela instituição contra a companhia.