Secretaria de Saúde amplia semana Nacional do Doador

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A edição 2016 da Semana Nacional do Doador de Sangue traz novidades e será realizada na Cinelândia Fotos: Divulgação / Internet
A edição 2016 da Semana Nacional do Doador de Sangue traz novidades e será realizada na Cinelândia
Fotos: Divulgação / Internet

A edição 2016 da Semana Nacional do Doador de Sangue traz novidades. Quem passar pela Cinelândia entre hoje e sexta-feira poderá participar da Semana da Saúde, uma grande campanha com diversos serviços para prevenção. A ação é promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Hemorio e a Rádio Bandnews FM. Este ano, além da oportunidade de doar sangue, a população terá acesso a informações para reforçar os cuidados contra as doenças provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti e também os serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia e colesterol. Em celebração ao Novembro Azul, os homens que passarem pelo local também contarão com consultas com especialistas para prevenção do câncer de próstata.
“Este ano aproveitamos a tradicional Semana Nacional do Doador de Sangue, que atrai milhares de pessoas para a Cinelândia, para reforçar a Campanha 10 minutos Salvam Vidas. A ideia é promover o engajamento da população nessa guerra contra a dengue, zika e chikungunya. Além disso, contaremos com um espaço dedicado à Saúde do Homem, com informações e consultas sobre o câncer de próstata”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Na estrutura montada para receber o Hemorio, cerca de 35 profissionais vão trabalhar, nos três dias da ação, para que os voluntários possam fazer a sua doação de sangue. Serão 12 poltronas, com capacidade para 500 coletas diárias. A ação na Cinelândia acontece há sete anos. Em 2015, 1.424 voluntários foram cadastrados no local, o que resultou em 1.067 bolsas coletadas, um recorde, que pode ser superado em 2016.
“A ação na Cinelândia é extremamente importante para mantermos os estoques para as festas de fim de ano, quando a demanda aumenta e o movimento no salão de doadores cai cerca de 30%”, afirma o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!