
A Secretaria de Segurança, em parceria com a Startup Nearbee, lançou ontem o aplicativo Emergência RJ, que oferece atendimento imediato em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. Ampliando o atendimento do serviço 190, o projeto piloto vai beneficiar aproximadamente 12 milhões de moradores da Região Metropolitana. O novo aplicativo permite que o usuário possa fazer a denúncia com poucos cliques, de forma confiável e gratuita. O lançamento durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 reforça a acessibilidade para ligações telefônicas às pessoas com audição e fala comprometidas.
“Estima-se que 4,8 % da população possua dificuldade auditiva ou de fala. Estas pessoas terão essa ferramenta como forma de inclusão. Este é mais um canal de acionamento da Polícia Militar do Rio de Janeiro para emergências ao cidadão. Estamos dando mais um passo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico”, afirmou o subsecretário de Comando e Controle, da Secretaria de Segurança, Edval Novaes.
O novo aplicativo permite o recebimento de informações como localização (por meio do GPS do celular), além do envio de fotos e áudios. A ferramenta já está disponível para download na Apple Store e Google Play. Após o download, o usuário deve preencher os dados cadastrais e validar uma conta de e-mail ou Facebook, permitindo a identificação instantânea em um chamado. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso.
“A denúncia pode ser feita para a pessoa que está acionando o serviço ou para terceiros. O aplicativo possui um botão vermelho, que é utilizado para comunicar atendimentos emergenciais, e um laranja, para situações suspeitas. Queremos viabilizar uma conexão eficiente entre os cidadãos, o Estado e a Polícia”, disse o fundador e CEO da Nearbee, Felipe Fontes.
Na Baixada Fluminense, o serviço agradou aos comandantes de vários batalhões da região. “Isso na verdade dá uma maior agilidade do contato com o público com a polícia, o que é fundamental para melhoria dos nossos serviços. Esperamos com isso atender ainda melhor a comunidade de Duque de Caxias”, afirmou o comandante do 15ºBPM (Duque de Caxias), o tenente-coronel Marco Aurélio.