O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou que vai liberar, nesta sexta-feira (12), os salários integrais de abril dos servidores ativos da Educação e do Degase e de todos os servidores ativos, inativos e pensionistas da Segurança, como policiais militares e civis, bombeiros, agentes penitenciários e demais funcionários das secretarias de Segurança e Administração Penitenciária e órgãos vinculados.
Será depositado um valor líquido de R$ 915 milhões. O pagamento dos ativos da Educação será efetuado com recursos do Fundeb e o da Segurança com recursos do Tesouro. Segundo a Secretaria de Fazenda, os vencimentos serão depositados ao longo do dia, mesmo após o término do expediente bancário.
Segundo o governo, o pagamento dos salários da Educação e Segurança foi antecipado porque a arrecadação de receitas foi acima do inicialmente previsto, e todos os esforços estão concentrados para a conclusão da folha salarial de março. Diante da escassez de recursos, o Governo do Estado manteve a decisão de priorizar o pagamento dos salários dos servidores da Segurança.