A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) identificou dois suspeitos de terem matado o policial militar Thiago Rodriguez da Silva, no bairro Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na última segunda-feira. Um deles, Ítalo Pesanha Bernardino, de 20 anos, estava em liberdade há pouco mais de um mês. Ele foi solto no dia 14 do mês passado, após a Justiça ter substituído a pena à qual havia sido condenado por prestação de serviços à comunidade. O outro suspeito é um adolescente de 17 anos. A Justiça decretou a prisão temporária de Ítalo e busca e apreensão do menor. A DH ainda tenta identificar o terceiro suspeito de ter cometido o crime.
O trio foi flagrado por câmeras de segurança de um posto de gasolina correndo e, em seguida, entrando num ônibus com destino ao bairro Danon, também em Nova Iguaçu. De acordo com as investigações, eles tinham acabado de matar o PM e estavam fugindo do local onde abandonaram o carro do militar com seu corpo dentro. As câmeras de segurança do ônibus flagraram o momento que os suspeitos descem do coletivo, já no Danon. Um deles, de camisa listrada, quase é atropelado.
A principal linha de investigação da DH é a de que Thiago foi morto por não aceitar que uma boca de fumo funcionasse ao lado de sua casa, no Jardim Nova Era. Ítalo havia sido preso em janeiro de 2016, nesse mesmo ponto de venda de drogas. Em julho do ano passado, ele foi condenado a cinco anos e dez meses de prisão pelo crime de tráfico de drogas e três anos e seis meses de prisão por associação para o tráfico. A pena deveria ser cumprida em regime fechado. Após recurso da defesa, o desembargador Cairo Ítalo França David, da 5ª Câmara Criminal, diminui a pena do tráfico para dois anos e onze meses de reclusão e absolveu Ítalo da outra acusação. Por fim, o magistrado converteu a pena por prestação de serviços à comunidade.
De acordo com as investigações, Thiago foi abordado pelos criminosos quando saía de casa, em seu carro. Ele foi colocado no banco traseiro do veículo. A intenção dos criminosos era levar o policial para uma localidade conhecida como Curva do S, mas no meio do caminho, o militar teria entrado em luta corporal com o criminoso que estava com ele no banco traseiro. Nesse momento, Ítalo, que estava no carona, deu dois tiros de pistola em Thiago. Um deles atingiu a cabeça do policial.
Após matar o PM, os bandidos abandonaram o corpo do militar dentro de seu carro e fugiram. Ítalo e o adolescente são considerados foragidos.
Quem tiver informações sobre o foragido ou sobre o suspeito que ainda não foi identificado, pode ligar para o Disque-Denúncia (21) 2253-1177.