Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas na operação Mar Vermelho, realizada na manhã desta terça-feira na Cidade de Deus, na Zona Oeste. A polícia ainda investiga se algum deles tinha antecedente criminal. Foram cumpridos 21 dos 61 mandados de prisão contra adolescentes, e um jovem foi detido em flagrante, segundo a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA). Foram presos ainda três adultos e capturado um fugitivo do sistema prisional.
Segundo o delegado titular da DPCA, Deoclécio de Assis, foram quatro meses de investigação:
“Foi um trabalho de quatro meses em que conseguimos juntar estes 61 mandados. Desses, 43 são reicindentes. A maioria dos mandados era por roubo, seguido de tráfico de drogas. Esses jovens agiam principalmente na Barra da Tijuca”, explicou o delegado Deoclécio de Assis, titular da DPCA.
Duzentos agentes participaram da operação, que contou com três veículos blindados. A troca de tiros com criminosos na comunidade deixou mais de 7 mil alunos sem aulas.
Moradores das redondezas do bairro relataram barulhos de tiros na manhã desta terça. “Acordei com o barulho de rajadas, muitos tiros na Cidade de Deus, agora, não passem pela Salazar. Ontem, às cinco da tarde, foi a mesma coisa”, escreveu um usuário do Facebook. “Acordei com alguns tiros e barulho do helicóptero, CDD pede paz”, registrou outra pessoa, no Twitter.
Por causa do intenso tiroteio, 12 escolas, três creches e cinco Espaços de Desenvolvimento Infantil ficaram sem atendimento na Cidade de Deus, informou a Secretaria Municipal de Educação. Com isso, 7.550 alunos não tiveram aulas nesta terça-feira na comunidade.