Tribunal de Justiça rompe bloqueio de aplicativo e aplica multa

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Com a ausência inesperada do WhatsApp, milhares de usuários do aplicativo procuraram soluções alternativas
Com a ausência inesperada do WhatsApp, milhares de usuários do aplicativo procuraram soluções alternativas

Desde a meia noite de ontem, o aplicativo instantâneo mais usado na internet, o WhatsApp, teve seu acesso bloqueado no Brasil. A suspensão do aplicativo, que inicialmente deveria durar 48 horas, foi uma determinação judicial devido a uma investigação policial que descobriu que uma quadrilha utilizava o serviço de mensagens via internet para praticar roubo a banco e caixas eletrônicos, de acordo com o SPTV (telejornal da Rede Globo, exibido em São Paulo).
Ainda segundo o SPTV, a determinação judicial foi uma punição ao Facebook, dono do WhatsApp, que não liberou mensagens usadas pelos criminosos no aplicativo para a investigação policial. A quadrilha é investigada há dois meses.

A Justiça havia autorizado a interceptação das conversas pelo WhatsApp para investigar a facção criminosa que também tem envolvimento com o tráfico de drogas. A decisão foi da juíza da 1ª Vara Criminal de São Bernardo, Sandra Marques, que tinha autorizado e determinado o grampo oficial e ainda estabeleceu multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Como o WhatsApp não se manifestou, a multa já estaria em R$ 6 milhões. Diante disso, a polícia e o Ministério Público (MP) pediram a interrupção do serviço à Justiça, que concordou. No entanto, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou, na tarde de ontem, o restabelecimento do aplicativo por todo o país. A multa, porém, pode aumentar para 8 milhões, caso o pagamento não seja efetuado até hoje.

Usuários buscam alternativas

Com a ausência inesperada do WhatsApp, milhares de usuários do aplicativo procuraram soluções alternativas para se comunicarem, como Facebook, Telegram e outros. Houve quem optasse por baixar o aplicativo VPN para tentar restabelecer a conexão do WhatsApp.
As VPNs são amplamente usadas para estabelecer uma conexão segura entre computadores conectados na internet a redes corporativas ou governamentais. A sigla significa “Virtual Private Network”, ou seja, é uma ferramenta que disponibiliza uma camada de segurança adicional aos computadores interligados, e transpõe eventuais bloqueios a sites internacionais.
Então isso significa que se o leitor estivesse navegando na internet através de uma VPN, o bloqueio imposto no Brasil não surtiria efeito. No entanto, há o risco de o usuário ter seus dados pessoais acessados pelo aplicativo, como histórico de conversas (incluindo imagens e vídeos), o que torna a opção não tão segura.
Na internet, muitos usuários do WhatsApp utilizaram as redes sociais para lamentar o bloqueio e fazer piadas sobre o caso durante o período em que o aplicativo esteve fora do ar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!