
Foto: Jorge Marinho
As atrações do interior fluminense serão apresentadas aos turistas brasileiros e estrangeiros durante os Jogos Olímpicos. No Espaço Rio, onde serão divulgadas as oportunidades de investimentos e negócios no estado, a Secretaria de Turismo vai apresentar a cultura fluminense e a estrutura hoteleira disponível nos municípios. Uma equipe realizará atendimento especializado aos visitantes e distribuirá folhetos e brindes. O Espaço Rio, que será inaugurado hoje e vai funcionar até 21 de agosto, fica no Boulevard Olímpico, na Região Portuária, e é uma iniciativa da Fecomércio RJ.
Quem passar pela Casa Brasil também poderá conhecer um pouco do trabalho dos artesãos fluminenses. Nos dias 15 e 16 de agosto, as peças ficarão expostas e poderão também ser compradas no espaço. A casa, coordenada pelo governo federal, vai apresentar não só a diversidade cultural do país, mas também oportunidades para “viver” as modalidades esportivas de perto, fechar negócios e atrair investimentos externos. O local ficará aberto ao público entre amanhã e 18 de setembro.
Já no Rio Media Center (RMC) – centro de mídia coordenado pela Prefeitura, que tem o objetivo de atender e facilitar o trabalho de jornalistas de todo o mundo – a secretaria vai desenvolver um amplo trabalho promocional dos municípios turísticos com foco nos localizados a menos de 3 horas da capital. No total, 16 municípios participarão, entre eles, Paraty, Angra dos Reis, Petrópolis, Armação dos Búzios, Vassouras, Nilópolis, Cabo Frio e Resende.
“As cidades estão representadas nestes espaços através de suas peculiaridades culturais, históricas, naturais e gastronômicas. No Rio Media Center, também estamos promovendo diversas fam trips com tudo pago pelos municípios para dezenas de cidades, apresentando e difundindo as belezas do nosso interior aos jornalistas”, disse o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix.
As ações utilizam como base o programa Rio+3, que promove o chamado “turismo de curta distância”, em alta em todo o mundo. Além de material de divulgação, os municípios estão levando para estes espaços grupos de apresentação folclórica, musicais e danças típicas.
Ocupação hoteleira
A média de quartos de hotéis já reservados no interior chegou a 84% e alguns municípios ultrapassam os 95%.
A expectativa é de que 20% dos 540 mil turistas aguardados na capital no período das competições conheçam cidades de fora do eixo metropolitano. Serra e litoral empatam nas preferências dos turistas que buscam o interior.
Albergues têm 86% de ocupação
Dona do Vidigal House Hostel, Fernanda Botelho comemora a chegada dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Com 16 espaços para acomodação, o estabelecimento está com mais de 90% de taxa de ocupação e os futuros hóspedes são estrangeiros, que escolheram a comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio.
“A rotatividade é muito grande. Como somos um hostel familiar, queremos reunir o pessoal para assistirmos aos Jogos juntos”, disse a dona do Vidigal House Hostel.
A taxa de ocupação do Vidigal House Hostel reflete os dados da Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro (Accarj) que conta com cerca de 100 integrantes, a maioria na capital fluminense: 86,38% das vagas foram reservadas por pessoas que vão participar da Olimpíada, de acordo com levantamento concluído na última quinzena de julho.
“Firmamos parcerias para capacitar as equipes. O programa Canal Braços Abertos (do Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo) ofereceu noções de comunicação básica em português e inglês e técnicas de atendimento ao público. Nossa expectativa é chegar à lotação máxima, como na Copa do Mundo”, explicou a assistente de Diretoria da Accarj, Carla Lee.