Uerj realiza pesquisa pioneira na área de odontologia

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Biobanco utiliza doação de dentes de leite ou extraídos para ensino acadêmico
Biobanco utiliza doação de dentes de leite ou extraídos para ensino acadêmico

O Biobanco da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) utiliza doação de dentes de leite ou extraídos para fins de pesquisa e ensino acadêmicos. A prática auxilia na formação de novos profissionais de Odontologia e contribui diretamente para o desenvolvimento científico. Formada por 12 alunos, a equipe atual também conta com uma docente tutora e uma técnica de laboratório.
Além de fornecer material para diferentes disciplinas da graduação, o Biobanco ainda atende pedidos de outras universidades públicas e também das particulares. Segundo a coordenadora Vera Soviero, desde junho de 2013 já foram cadastrados mais de 560 dentes obtidos com termo individual de doação. Já para atividades de ensino e pesquisa foram fornecidas cerca de 800 amostras.
“Todos os dentes podem ser doados. Aqueles guardados em casa e de leite também podem ser aproveitados pela nossa equipe”, explicou a professora Vera, que é vinculada ao Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária.
No ano passado, após aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, o BDH foi elevado à categoria de Biobanco para atender às novas regras para utilização de material biológico em pesquisa.
O Biobanco aceita doações individuais e oriundas de consultórios. O interessado deve fazer contato pelo (21) 2868-8637 ou no e-mail biobanco.fouerj@ gmail.com.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!