
O Biobanco da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) utiliza doação de dentes de leite ou extraídos para fins de pesquisa e ensino acadêmicos. A prática auxilia na formação de novos profissionais de Odontologia e contribui diretamente para o desenvolvimento científico. Formada por 12 alunos, a equipe atual também conta com uma docente tutora e uma técnica de laboratório.
Além de fornecer material para diferentes disciplinas da graduação, o Biobanco ainda atende pedidos de outras universidades públicas e também das particulares. Segundo a coordenadora Vera Soviero, desde junho de 2013 já foram cadastrados mais de 560 dentes obtidos com termo individual de doação. Já para atividades de ensino e pesquisa foram fornecidas cerca de 800 amostras.
“Todos os dentes podem ser doados. Aqueles guardados em casa e de leite também podem ser aproveitados pela nossa equipe”, explicou a professora Vera, que é vinculada ao Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária.
No ano passado, após aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde, o BDH foi elevado à categoria de Biobanco para atender às novas regras para utilização de material biológico em pesquisa.
O Biobanco aceita doações individuais e oriundas de consultórios. O interessado deve fazer contato pelo (21) 2868-8637 ou no e-mail biobanco.fouerj@ gmail.com.