Beltrame avalia como positivo trabalho nas UPPs
O secretário de Segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, elogiou ontem delegados, agentes e policiais militares pelos serviços prestados nas comunidades durante o processo de pacificação, especialmente no complexo de favelas do Alemão, na Zona Norte da cidade. Os elogios e o reconhecimento do secretário foram feitos na solenidade denominada Melhores do Trimestre, premiação organizada pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), que registra o desempenho e colaboração de profissionais de segurança que atuam nas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Na cerimônia, Beltrame entregou diplomas a 85 policiais militares e a delegados da Polícia Civil pela contribuição com o trabalho de investigação nas UPPs.
CPRJ se manifesta sobre acidente
A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) esclareceu por meio de nota que tomou conhecimento, por volta das 18h40 de quinta-feira(7), que a embarcação Vital Brasil, da CCR Barcas, se chocou com o flutuante da Estação de Cocotá, encalhando em suas proximidades. “A CPRJ enviou duas embarcações para o local, a fim de verificar a situação e auxiliar no resgate dos 732 passageiros que estavam a bordo. Inicialmente, os mesmos estavam sendo retirados pelas lanchas da Capitania e do Corpo de Bombeiros e, posteriormente, por uma embarcação de apoio, com maior capacidade de transporte, da empresa Camorim. Todos os passageiros foram retirados com segurança. Não houve feridos e nem poluição hídrica”, informou. Ainda segundo a nota, o flutuante de embarque e desembarque da Estação de Cocotá está interditado pela CPRJ, até que as condições de segurança sejam normalizadas, e um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi aberto, visando apurar as causas e as circunstâncias do acidente. A previsão de conclusão é de 90 dias.
Secretário de Segurança do Paraná pede demissão
O governo do Paraná informou ontem que o secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Francischini, pediu demissão do cargo. Ele sai depois de nove dias da ação policial que deixou mais de 200 feridos em manifestação de servidores estaduais, a maioria era professor em Curitiba. Por quase duas horas, bombas de gás, balas de borracha, sprays de pimenta foram lançadas pela polícia aos manifestantes que protestavam contra o projeto que alterou a Previdência do estado. O delegado da Polícia Federal Wagner Mesquita de Oliveira assume interinamente o comando da secretaria. Esse é o terceiro pedido de demissão no governo paranaense após os protestos. O então secretário de Educação do Paraná, Fernando Xavier, envolvido na negociação com os professores em greve, pediu exoneração na última quarta-feira (6).
Em São Paulo, professores decidem manter greve
Em assembléia feita no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), os professores da rede pública estadual de São Paulo decidiram manter a greve, que, no próximo dia 13, completa dois meses. A principal reivindicação é salarial: eles pedem aumento de 75,33%. Uma nova assembléia da categoria está marcada para a próxima sexta-feira (15) também no vão livre do Masp.
Aposentadoria aos 75 anos para desembargadores
Um desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE) conseguiu uma liminar para permanecer no cargo após 70 anos, idade na qual deveria se aposentar compulsoriamente. A decisão foi proferida por um colega do tribunal com base na Emenda Constitucional 88/2015, que aumentou de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos ministros de tribunais superiores. Apesar de o texto da emenda estabelecer que a mudança vale somente para ministros de tribunais superiores, o desembargador Nivaldo Mulatinho de Medeiros Correia Filho vai ficar no cargo até decisão de mérito. Ele completou 70 anos hoje.