“Viradão” na Praça Mauá marca abertura do Museu do Amanhã neste fim de semana

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de inauguração no Museu do Amanhã
A presidente Dilma Rousseff participou da cerimônia de inauguração no Museu do Amanhã

As linhas traçadas pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava já dão conta de que algo mudou no antigo píer da Praça Mauá, no Centro do Rio. Os contornos do Museu do Amanhã são provas incontestes do redescobrimento de uma das regiões mais antigas e preciosas da cidade. Por trás de todas as curvas, inspiradas na “geografia” das bromélias, o prédio abriga ciência, arte, filosofia e no sentido de lugar, a preservação do planeta. O moderníssimo acervo é servido aos visitantes praticamente debruçados sobre o espelho d’água da Baía de Guanabara. O espaço foi inaugurado na última quinta-feira (17) e neste sábado (19) está aberto ao público. Para comemorar a nova área de lazer e cultura, o “Viradão do Amanhã” será realizado na praça.

Ao longo de 36 horas, o evento gratuito irá reunir mais de 20 atrações culturais para todas as idades. A entrada é gratuita das 10h de sábado, às 18h de domingo (20).
Hamilton de Holanda com Diogo Nogueira formam o Bossa Negra, que toca no sábado, às 20h. Outro destaque é a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, que encerra a programação,no domingo.

A Orquestra Sinfônica Brasileira irá encerrar as apresentações neste domingo (20)
A Orquestra Sinfônica Brasileira irá encerrar as apresentações neste domingo (20)

O patrimônio histórico abre ao público com um repertório que mescla experiências em inovação a um observatório capaz de mapear os sinais vitais da Terra.Idealizado pela Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o equipamento abriga diversas instalações interativas. O Museu irá funcionar de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. “O sentido de preservação do planeta está plenamente no ritmo do que é o amanhã. Para mim, a parte mais bonita é quando ele se abre para a Baía de Guanabara” afirmou a presidente Dilma Rousseff.

“Teremos uma programação variada para toda a família neste Viradão, acompanhando o horário de funcionamento especial do museu na inauguração. A população que já abraçou a Praça Mauá tem um motivo a mais para voltar ao Centro do Rio”, acrescentou o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero.

Os ingressos custam R$ 10 (meia-entrada, R$5). Meia-entrada para pessoas com até 21 anos, estudantes de escolas particulares (Ensino Fundamental e Médio), estudantes universitários, pessoas com deficiência e servidores públicos da cidade do Rio de Janeiro. Às terças-feiras, o Museu do Amanhã tem entrada gratuita. Os moradores da cidade do Rio terão direito à meia-entrada mediante apresentação de documento de identidade e do comprovante de residência.

Os alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio ganham gratuidade, além de crianças com até 5 anos de idade, pessoas com idade a partir de 60 anos, professores da rede pública de ensino, funcionários de museus, grupos em situação de vulnerabilidade social em visita educativa, guias de turismo, vizinhos do Museu do Amanhã (cadastrados), funcionários das instituições parceiras (mediante crachá funcional) e membros do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!