Turquia condena repórter a dois anos de prisão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Um tribunal da Turquia condenou a jornalista Albayrak, que tem nacionalidade turca e finlandesa, foi condenada terça-feira (10) por uma reportagem que escreveu em 2015 sobre os enfrentamentos após a ruptura do cessar-fogo entre as forças de segurança turcas e militantes do PKK no sudeste da Turquia, segundo informou a Agência EFE.

A jornalista, que está atualmente nos Estados Unidos, apelará contra a sentença, segundo informou o The Wall Street Journal. O editor-chefe do jornal, Gerard Baker, declarou que a acusação é “infundada” e que o único objetivo da reportagem era mostrar uma visão “independente” do conflito.

Segundo a Plataforma para o Jornalismo Independente (P24) com sede em Istambul, há 169 jornalistas presos na Turquia, a maioria sob a acusação de fazer propaganda terrorista do PKK ou da organização do clérigo islamita Fethullah Gülen, a quem Ancara responsabiliza pelo fracassado golpe de Estado de julho de 2016.

A Turquia ocupa o posto 155 entre os 180 países incluídos na Classificação Mundial da Liberdade de Imprensa elaborada pela Repórteres Sem Fronteras.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!