
Foto: Thiago Loureiro/PCNI
Alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino de Nova Iguaçu se reuniram na sexta-feira (2), para abertura dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni). Cerca de 60 unidades de ensino, totalizando aproximadamente dois mil alunos, se enfrentarão até o final de novembro nas modalidades de atletismo, basquete, vôlei, futsal, handebol, natação, judô, xadrez, tênis de mesa e basquete de rua nas categorias Sub-11, Sub-14 e Sub-17.
A solenidade de abertura foi realizada na quadra do Sesc de Nova Iguaçu e contou com a presença dos secretários de Esporte e Lazer e Governo, Adriano Santos e Thiago Portela, respectivamente, e da secretária de Educação Maria Aparecida Marcondes Rosestolato.
Entre os momentos marcantes da cerimônia, se destacaram o juramento do atleta, feito por Paulo Victor de Carvalho da Rocha, aluno da Escola Municipal Amazor Vieira Borges, e em seguida quando a atleta iguaçuana Gabriela Salles Monteiro da Silva, do Colégio Estadual Antônio da Silva, acendeu a pira olímpica.
Outro momento que merece registro foi a entrega do certificado do ‘Dia do Desafio’, feita pelo gerente de Esporte e Recreação do SESC-Rio, Fernando Borba, ao secretário de Governo Thiago Portela. O ‘Dia do Desafio’ é um evento mundial de incentivo a prática da atividade física e a cidade de Nova Iguaçu atingiu o número de 103 mil pessoas realizando atividades diversas.
Durante o evento, aconteceram apresentações de dança, feita pela bailarina clássica Adrielly Pontes, prática desportiva de futebol Freestyle e circense da Companhia Circo Figueiredo.
“O JOENI é o evento que mais me emociona. Ele é tão importante porque é o maior da Baixada Fluminense. Cada um de vocês tem a responsabilidade de representar a sua escola com respeito. Acredito que o JOENI ainda possa revelar outros atletas, basta vocês acreditarem”, disse o secretário de Governo.
O secretário de Esporte e Lazer incentivou os alunos a acreditarem nos seus sonhos. “Saibam que daqui podem sair grandes atletas, mesmo que vocês não sejam os vencedores, o sentimento e o orgulho de ter representado a escola de vocês já vale a pena. Desejo boa sorte a todos”, disse Adriano Santos.
Sebastian e Lucila, os exemplos de sucesso
A cerimônia contou também com a presença da ex-atleta Lucila Vianna, que defendeu a seleção Brasileira de Handebol por 14 anos. Ela foi capitã do Brasil em três olimpíadas. Participou ainda dos jogos Pan-Americanos, nos quais foi tricampeã. Lucila, antes de brilhar no cenário esportivo nacional e internacional, disputou o JOENI, representando o Colégio Estadual Antonio da Silva, de Comendador Soares. A atleta de levantamento de peso, Emily Figueiredo, também marcou presença na abertura dos jogos.
O Joeni é uma competição tradicional em Nova Iguaçu e revelou atletas como o judoca e medalhista, Sebastian Pereira, atualmente trabalhando como gerente de Preparação Esportiva do COB. Ele representou o Instituto Iguaçuano de Ensino na competição, e a armadora central da seleção brasileira de handebol, Lucila Vianna. Este ano as provas serão disputadas na Vila Olímpica, no Centro Olímpico (Aeroclube) e no Sesc. O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc, do Rio de Janeiro.