
Foto: Madalena Angelo
Com o objetivo de melhorar o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Nova Iguaçu, que em 2013 ficou em 3,9, a Secretaria Municipal de Educação está adotando estratégias para reverter a situação. Segundo a secretária Maria Aparecida Marcondes Rosestolato, a dificuldade de interpretação dos conteúdos propostos na Prova Brasil, que avalia Português e Matemática, têm sido uma das causas dos resultados negativos. “Muitos alunos não entendem o que está sendo pedido nas questões. Eles não sabem interpretar o que leem nas provas. Por isso estamos investindo na formação dos professores”, disse a secretária.
As ações da Subsecretaria Pedagógica envolvem formação com professores dos 5º e 9º anos, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os coordenadores de aprendizagem, orientadores pedagógicos, incentivadores da leitura, mediadores tecnológicos e professores de Incentivo a Leitura e Produção Textual (ILPT) também estão incluídos neste processo.
Os mediadores tecnológicos, por exemplo, receberam textos, tiras e problemas matemáticos que estão utilizando para orientarem os estudantes na leitura e interpretação dos conteúdos da prova.
A meta é focar nos conteúdos exigidos na Prova Brasil. De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Magali Vizzoni, o MEC disponibiliza, na internet, material de suporte à avaliação, que acontece em setembro deste ano.
A secretaria também está investindo nos anos iniciais, com o objetivo de os alunos serem alfabetizados até o terceiro ano. Segundo Magali Vizzoni, esta é uma forma de evitar problemas com a distorção idade/série. Para corrigir este caso, a Secretaria Municipal de Educação criou o Programa de Aceleração da Aprendizagem para os alunos que chegaram ao 4º e 5º anos sem saber ler e escrever.
A equipe do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) está realizando formações com os orientadores pedagógicos, coordenadores de Aprendizagem e outros atores das escolas. “Nosso objetivo é trabalhar a formação continuada a fim de alcançarmos melhores resultados no exame”, explicou, a Coordenadora do Serviço de Orientadores Pedagógicos, Maria Elione da Costa Midões.