O vice-prefeito de Nilópolis, Alvinho, e o secretário municipal de Turismo, Eventos e Juventude, Leo Monteiro, receberam autoridades do governo do Estado, da prefeitura e de outras nove cidades da região na ‘5ª Expo Baixada Verde’ na quinta-feira, dia 22, no parque Sara Areal. A programação teve como temática ‘Baixada Verde dos Espetáculos: o que que a Baixada Tem’?
Os participantes debateram três eixos temáticos: as escolas de samba da região; festas como aniversários das cidades, juninas e comemorações dos padroeiros de cada município; e como captar recursos para projetos. Na área central do Parque, artesões vendiam seus produtos, ao lado de pessoas que ofereciam doces e acarajé.
Integraram a organização do evento, além da Prefeitura, a Instância de Governança Regional Baixada Verde (IGR) e o Observatório de Turismo e Lazer da região turística Baixada Verde. A atividade conta ainda com a parceria da TurisRio, da Secretaria de Turismo do Governo do Estado e da Subsecretaria de Grandes Eventos do Estado.
“Queremos realizar um trabalho de valorização da Baixada. Trouxemos vocês aqui para o Parque Sara Areal porque a Prefeitura de Nilópolis quer movimentar esse local, quer trazer lazer, diversão e eventos para este local. É importante esse diálogo dos secretários municipais com o governo do Estado”, afirmou Leo Monteiro.
O secretário salientou que é fundamental que a região entenda o seu próprio valor, para que seja possível falar sobre isso com quem é de fora do território. Por sua vez, Alvinho saudou todos os presentes, agradeceu o apoio do governo do estado e destacou que a Escola de Samba Beija-Flor torna o município conhecido em todo o mundo.
Presidente do IGR, o secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Magé, Bruno Lourenço, agradeceu a todos que integram a instituição, principalmente porque trabalham de forma voluntária. Fizeram parte da mesa de abertura ainda o subsecretário de Grandes Eventos do Estado, Rodrigo Castro, a coordenadora do Observatório Baixada Verde da UFRRJ, Maria Angélica Costa, e o vereador Leandro Hungria.