A ex-presidente Dilma Rousseff comemorou ontem (14) seu aniversário de 69 anos. No Facebook, a ex-mandatária foi homenageada pelo seu Partido dos Trabalhadores (PT) com um vídeo de mensagens de felicitações de seus eleitores.
Dilma Vana Rousseff nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1947. Ela é filha de uma professora e de um advogado de origem búlgara.
Na época da ditadura militar (1964 – 1985), foi militante do grupo Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e chegou a ser presa e torturada. Libertada, mudou-se para o Rio Grande do Sul no início dos anos 1970, quando se formou em Economia.
Em 2002, Dilma foi escolhida como ministra de Minas e Energia do governo Lula, após ocupar cargos no governo gaúcho. Três anos depois, foi indicada para a Casa Civil, quando José Dirceu deixou o cargo em meio ao escândalo do mensalão.
No ano de 2010, a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrotou José Serra e venceu as eleições, tornando-se a primeira presidente mulher do país. Em quatro anos, seu governo foi marcado pelo aumento de gasto com programas sociais, o que, segundo especialistas, resultou na atual crise econômica e política. Dilma se reelegeu em 2014, mas com pequena margem de votos.
Neste ano, ela entrou novamente para a história. No dia 31 de agosto, Dilma foi afastada da Presidência e condenada ao impeachment, sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal.
