Dudu Reina quer expandir a cobertura dos serviços de saúde em Nova Iguaçu

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

_Candidato a prefeito pretende aumentar os serviços oferecidos por clínicas da família e Unidades Básicas de Saúde_

Ampliar os serviços básicos de saúde é um dos compromissos assumidos por Dudu Reina (PP) para atender a população de Nova Iguaçu. Líder da última pesquisa divulgada pelo Ipec (ex-Ibope), com 44% das intenções de voto, o candidato a prefeito quer promover os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças nas clínicas de atenção primária. Uma das medidas para isso é a expansão das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), composta por médicos, enfermeiros e multiprofissionais que são responsáveis por cuidar da população de todas as faixas etárias. 

Outro ponto importante voltado ao fortalecimento dos cuidados na atenção básica é o aumento do número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam em diversos bairros de Nova Iguaçu. Dudu Reina pretende realizar um concurso público para a contratação de novos profissionais da área, como alternativa para ampliar a cobertura de pessoas atendidas pelos serviços básicos. Atualmente, os ACS fazem as visitas domiciliares aos pacientes munidos de tablets utilizados para dar mais agilidade ao processo de cadastramento e inserção das informações no sistema do Ministério da Saúde. 

A ampliação destes serviços, aliada ao atendimento preventivo das Clínicas da Família, são fundamentais para evitar que as doenças evoluam para casos de emergência, que necessitam da internação do paciente. Com o fortalecimento da atenção básica, além do paciente se cuidar próximo de casa, com uma equipe qualificada, também será possível, por exemplo, reduzir a ocupação de importantes unidades de saúde da cidade, como o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) 24 horas. 

“Nos últimos anos, o prefeito Rogerio Lisboa aumentou significativamente a cobertura das Equipes de Saúde da Família, levando mais atendimento domiciliar. Mas nós sabemos que ainda há outras que necessitam deste serviço e iremos ampliá-lo ainda mais, pois entendemos a importância deste serviço para evitar o agravamento de doenças e possíveis internações que, por consequência, contribuem para a superlotação de hospitais”, disse Dudu Reina.

O programa ‘Melhor em Casa’ será ampliado por Dudu Reina. Essa é uma ferramenta de cuidado que promove o atendimento a domicílio de pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo, mas sem necessidade de internação. Além disso, a fisioterapia será incorporada ao rol de especialidades ofertadas.

“O ‘Melhor em Casa’ é um importante braço da saúde fora do hospital, pois atende em casa pessoas que ainda precisam de cuidados médicos e de profissionais especializados, como enfermeiros. Esta assistência a nível hospitalar ajuda a desafogar o Hospital Geral de Nova Iguaçu, por exemplo, que costuma ficar sobrecarregado com demandas que podem ser resolvidas fora da unidade”, explica Dudu Reina.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!