
Cães da PM ao lado de drogas e caderno de anotação de traficantes
apreendidos durante operação no Pavãozinho Foto: Reprodução / Polícia Militar
Policiais militares realizam, na manhã desta quarta-feira, uma operação na comunidade do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira. Segundo o perfil da Polícia Militar no Twitter, homens do Batalhão de Choque prenderam, um suspeito com mandado de prisão em aberto. Com ele, foram apreendidos um saco de munições e um radiotransmissor. Já o Batalhão de Ação com Cães (BAC) recolheu drogas e um caderno de anotações do tráfico na favela. Mais cedo, moradores relataram nas redes sociais que ouviram tiros na comunidade, assim como no Cantagalo, também no bairro.
Operação e tiros também no Dona Marta
Moradores do Morro Dona Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio, usam as redes sociais para relatar um intenso tiroteio na comunidade na manhã desta quarta-feira. De acordo com as postagens na internet, os disparos começaram a ser ouvidos pouco antes das 6h. Segundo informações da Polícia Militar, homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem uma operação na comunidade. Assim que os PMs chegaram na região, houve confronto. Até o momento, não há informações sobre prisões, apreensões nem feridos no local.
Conforme dados da PM, de janeiro de 2017 até setembro deste ano, 53 tiroteios entre PMs e traficantes foram registrados no Dona Marta — uma média de um confronto a cada duas semanas. Em 2018, o morro — outrora considerado a vitrine das UPPs — já registrou mais tiroteios do que as unidades do Parque Proletário, no Complexo da Penha, e da Nova Brasília, no Alemão, QG da maior facção do Rio. Dez anos após a chegada da UPP, os fuzis voltam à rotina do Morro Dona Marta.
Confrontos também na Zona Norte
Quem também registrou confrontos desde o início da noite desta terça-feira foram os moradores do entorno do Morro São João, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. Nas redes sociais, os relatos contam o medo por conta dos tiros: “Tiro a torto e a direito e nós, cidadãos de bem, torcendo para que não acerte ninguém, para que não se destrua uma família”, postou um internauta. A PM não informou se houve operação.
Em um vídeo postado pela página Onde Tem Tiroteio (OTT/RJ) nas redes sociais, é possível ouvir os barulhos de tiro.