
Ações de valorização das pessoas com deficiência ganharam destaque no país com a criação do Prêmio Brasil + Inclusão. A iniciativa inédita da Câmara dos Deputados recebeu quase 250 indicações. As inscrições foram encerradas na quarta-feira (28/10).
De acordo com o Segundo-Secretário, Deputado Felipe Bornier (PSD/RJ), um dos idealizadores do prêmio, a indicação de personalidades representam 50% do total de indicações e 45% são de empresas públicas ou privadas. Também concorrem ao prêmio, Organizações-Não-Governamentais, associações, centros de reabilitação, institutos, hospitais, fundações, federações, escolas, entre outros. “Conseguimos atrair enorme participação da sociedade civil, as inscrições feitas diretamente por empresas ou entes federados alcançaram quase 30%” do total de candidatos. Fizemos um esforço em conjunto com a Terceira-Secretaria, comandada pela deputada Mara Gabrilli. Ela e sua equipe colaboraram de forma intensa para alcançarmos esses números”, destacou o deputado.
Campanhas educativas; contratação e capacitação profissional de pessoas com deficiência; melhorias na acessibilidade; história ou iniciativa pessoal, estão entre as ações de inclusão realizadas pelos concorrentes. Empresas públicas que concorrem ao prêmio somam 25% e 75%, são empresas privadas. A escolha dos homenageados será feita no dia 12 de novembro por um Conselho Deliberativo formado por representantes dos partidos políticos e membros da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A cerimônia de entrega da premiação será no dia 3 de dezembro, ‘Dia Internacional das Pessoas com Deficiência’.