
Fausto Teixeira é o pré-candidato do PSDB à prefeitura de Seropédica em 2016. Ex-presidente da Associação Comercial e do Conselho da Cidade, ele afirma que as mudanças prioritárias devem acontecer na organização urbana e na saúde do município. “Fausto tem vontade política e qualificação para promover as melhorias que Seropédica precisa. E credibilidade para unir a cidade em torno do projeto de mudança”, afirmou o presidente da Executiva Estadual do PSDB, deputado Otavio Leite.
>> Perfil – Fausto Teixeira está em Seropédica desde os 14 anos. Trabalhava no posto de gasolina da família e fez o segundo grau no colégio técnico da UFRRJ-CTUR. Formou-se em Direito e logo ingressou no Projeto Cidadania, da Ordem dos Advogados do Brasil, passando noções de cidadania em palestras ministradas nas escolas. Presidiu a Associação Comercial da cidade, na época de sua reabertura. Criou o Conselho Comunitário de Segurança Local e viabilizou um projeto de aproximação com as polícias, além de reformar a delegacia do município. Criou ainda um jornal institucional e ampliou a base de empresas associadas.
Após a saída da presidência da Associação Comercial, Fausto Teixeira assumiu a presidência do conselho da cidade de Seropérica, com foco em discussões sobre desenvolvimento urbano, transporte e mobilidade urbana, saneamento básico e regularização fundiária. Ficou no cargo até 2013.
>> A cidade – Para o pré-candidato tucano, Seropédica carece de uma plano de desenvolvimento. “Seu nascimento está atrelado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mas o município acabou estagnando-se à margem da instituição e, socialmente, é totalmente diferente da comunidade universitária”, explicou.
Ele afirma que essa realidade é fruto da falta de uma política de fortalecimento do empresariado local e de educação e qualificação da juventude, que acaba ocupando cargos de baixo status e remuneração.
“Isso forma um ciclo vicioso na economia local, por sua proximidade com grandes centros comerciais como Campo Grande e Nova Iguaçu. Precisamos de um orçamento público mais livre para investimentos em estrutura e planejamento”, disse ele.
Por Jota Carvalho