
A noite da última quarta-feira (30/09) ficará marcada na história da política iguaçuana, pois foi o dia em que o vereador Israel do Nascimento (PTN), conhecido como ‘Rael, o Amigo do Coração’, foi reempossado na Câmara um ano e cinco meses após ter sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), por abuso de poder econômico. Ele foi acusado de ter utilizado a ONG Amigo do Coração, para fazer campanha política, fornecendo serviços à população, como acolhimento, consultas e exames médicos.
Quase duzentas pessoas estiveram presentes na cerimônia marcada por muita emoção, alegria e descontração por parte dos espectadores, que ovacionaram Rael, durante seu discurso de agradecimento pelo retorno. Com a cassação, o primeiro suplente do partido, Zedequias Antônio de Macedo, o Dekias, que recebeu 2.936 votos, assumiu a vaga de Rael e permaneceu até a última terça-feira (29).
Não concordando com sua cassação em 2014 pelo TRE/RJ, Rael entrou imediatamente com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pleiteando a anulação da decisão dos juízes do TRE, pois alegava certeza da sua inocência e do equívoco dos magistrados que decretaram sua condenação, acarretando na extinção do seu mandato como vereador de Nova Iguaçu.
Após uma árdua batalha judicial, a inocência do parlamentar foi corroborada através da decisão proferida pela relatora do recurso impetrado, ministra do TSE, Maria Thereza de Assis Moura, que foi divulgada no diário oficial do órgão, no dia 24/09/2015, declarando como improcedente a impugnação do mandato eletivo de Rael e cessando, automaticamente, o motivo determinante para seu afastamento do cargo.
Em seu discurso de agradecimento, Rael emocionou o público presente. “Em primeiro lugar, agradeço a Deus, por ter me concedido duas vitórias em um só mandato. Agradeço também a todos meus verdadeiros amigos e a meus familiares, que mesmo diante da tempestade que passei, permaneceram firmes ao meu lado. Agora eu consigo entender que esse deserto que passei, serviu para que eu pudesse identificar quem realmente estava do meu lado. Esse tempo que fiquei afastado, agora vai me servir de motivação, para que eu honre cada eleitor que depositou sua confiança em mim”, declarou emocionado o parlamentar.
O presidente da câmara, vereador Maurício Morais, também falou sobre o retorno do vereador Rael à casa legislativa iguaçuana. “A volta do vereador Rael a esta casa será muito importante, não só para nós, mas também para todos aqueles que votaram nele, principalmente o povo de Austin. Ficou claro que a Justiça cometeu uma falha ao decidir pela cassação dele, mas, felizmente, a verdade prevaleceu. Quero também parabenizar o vereador Dekias, que durante o tempo que substituiu o Rael, conduziu o cargo com competência, transparência e seriedade, dando orgulho a todos os eleitores que confiaram seus votos a ele.”, disse.
Visando o bom senso, e fazendo valer o presidencialismo, durante a solenidade, Maurício Morais, quebrou o protocolo por diversas vezes, sendo coerente ao permitir que a família de Rael adentrasse na área reservada aos parlamentares. Além disso, o pastor Paulo Sérgio fez uma linda oração e o cantor gospel, Anderson Peres, interpretou duas músicas. Na segunda canção, o famoso ‘bis’ foi solicitado pelo próprio chefe do legislativo.
Além do vereador reempossado e do presidente da casa, estiveram presentes, na solenidade, 14, dos 29 parlamentares integrantes do legislativo iguaçuano. São eles, Marcos Rocha, Dr. Cacau, Eduardo do Doce, Fábio Rodilândia, Fernandinho Moquetá, Gerciano, Giane Jura, Gilson Cunha, Henrique Neves, Juninho do Pneu, Marcelinho das Crianças, Marquinhos da Tia Megue, Flavinho e Carlinhos Presidente. Todos eles usaram a palavra para homenagear e parabenizar o retorno do vereador Rael.