São João de Meriti pode ter mais de 100 mil títulos cancelados por falta de biometria

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Para conquistar uma vaga de vereador em 2016, partidos precisaram de 12 mil votos

O baixo comparecimento dos eleitores de São João de Meiriti ao cadastramento biométrico obrigatório acendeu o sinal de alerta no Tribunal Regional Eleitoral do Rio. A 20 dias do fim do prazo, em 31 de janeiro, os postos da cidade têm utilizado em média apenas 60% da capacidade de atendimento. Dos atuais 374,2 mil eleitores registrados no município, 73% (274,3 mil eleitores) realizaram a biometria. Isso significa que, caso o Plenário do TRE-RJ homologue a revisão eleitoral, mais de 100 mil títulos estão ameaçados de cancelamento.
“Teremos que avaliar a situação com cuidado. Se o Colegiado do Tribunal aprovar o cancelamento dos títulos, haverá uma representação menor das áreas da cidade que tiveram baixo comparecimento”, prevê o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Brandão. “É preocupante o elevado número de eleitores que ainda não compareceu aos postos. Por isso, começamos a tomar medidas para estimular de imediato a ida aos postos”, esclarece.
A primeira iniciativa do TRE-RJ foi adotar o agendamento com abrangência estadual, que permite ao eleitor agendar o comparecimento em qualquer posto de atendimento do estado.
Mesmo que encontrem dificuldades para agendar o atendimento, eleitores de São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé podem comparecer diretamente aos postos de atendimento, que foram autorizados a realizar o “encaixe”, quando o eleitor é atendido na ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade. Nas eleições municipais de 2016, havia 368.991 eleitores aptos em São João do Meriti. A votação do primeiro turno registrou o comparecimento de 292.293 eleitores ou 79,2% do eleitorado da época.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!