Senado convoca ministro para explicar extinção do Ministério da Cultura

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
A data do depoimento de Mendonça Filho na Comissão do Senado ainda não foi definida  Foto: Valter Campanato/ABr
A data do depoimento de Mendonça Filho na Comissão do Senado ainda não foi definida
Foto: Valter Campanato/ABr

Diante da pressão da classe artística e cultural, a Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, ontem, a convocação do novo ministro da Educação, Mendonça Filho, deputado licenciado do DEM, para prestar informações sobre a extinção do Ministério da Cultura e a migração das atribuições da pasta para a Educação. A data para realização da reunião ainda não foi definida.
Em seu depoimento o ministro será questionado sobre as razões para a tomada da decisão de extinção do MinC, além de seus planos para o fortalecimento da área cultural.
Após as críticas sobre a extinção, o governo do presidente interino Michel Temer discutiu a possibilidade de criação de uma Secretaria com poderes ampliados ligada a Presidência, mas a área técnica concluiu que isso iria onerar em cerca de 50% a mais nos salários do novo órgão, levando a decisão de manter a Secretaria de Cultura sob o guarda-chuva do MEC.
Na justificativa para a convocação de Mendonça Filho, o senador Randolfe Rodrigues argumentou que a mudança vem causando muita preocupação no meio artístico. “São inúmeras as manifestações contrárias a decisão do governo federal: produtores, atores, diretores, artistas plásticos, músicos, todos os setores ligados à área cultural já se manifestaram contrariamente a essa decisão.”
A comissão também aprovou outro requerimento para a realização de uma audiência pública, com participação de artistas e especialistas, para debater a extinção do Ministério da Cultura.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!