Sérgio Moro a advogado de Lula: “O senhor respeite o Juízo!”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Juiz se irritou com interferências de defensor do ex-presidente que é réu por corrupção e lavagem de dinheiro Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Câmara
Juiz se irritou com interferências de defensor do ex-presidente que é réu por corrupção e lavagem de dinheiro
Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Câmara

Ontem, o juiz federal Sérgio Moro voltou a bater boca com os advogados do ex-presidente Lula. Moro se irritou durante audiência de testemunhas no processo em que o petista é acusado na Operação Lava Jato e chegou a gritar com o advogado Juarez Cirino dos Santos. Aos berros, Moro mandou que o advogado o respeitasse. Cirino havia dito que o juiz atua como ‘acusador principal’.
O debate ocorreu devido a uma pergunta feita pelo procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho para a testemunha Mariuza Aparecida da Silva Marques, funcionária da empreiteira OAS encarregada pela supervisão do prédio do tríplex do Guarujá, cuja propriedade o Ministério Público Federal atribui a Lula como forma de pagamento de vantagens indevidas da empreiteira.
O procurador da República insistiu na pergunta a Mariuza sobre uma visita da mulher do ex-presidente, Marisa – também ré no processo – ao imóvel do Condomínio Solaris, no litoral paulista. “Essa visita, a dona Maria Letícia estava sendo tratada pelo grupo OAS como uma possível compradora do imóvel ou a quem o imóvel já tinha sido destinado?”
Uma advogada interrompeu. Em seguida, o procurador repetiu a indagação à testemunha. Então, o advogado Cirino entrou em cena. “Fica o protesto aqui de novo, excelência.”
“Dr. o senhor está sendo inconveniente”, disse Moro.
“A defesa não é inconveniente enquanto estamos no exercício da ampla defesa”, insistiu o advogado.
“Já foi indeferida a sua questão”, afirmou o juiz.
“Vossa Excelência não pode cassar a palavra da defesa, estamos colocando uma questão muito importante, relevante. O ilustre procurador da República está pedindo a opinião da testemunha.”
Moro disse que ‘pode cassar’ a palavra da defesa ‘quando inconveniente’ e reiterou que estava ‘indeferida’ a questão. Ele ordenou. “Já está registrado e o sr. respeite o juízo!”
“Eu não respeito o juízo enquanto Vossa Excelência não me respeite como defensor do acusado”, devolveu o advogado. “Se Vossa Excelência atua aqui como acusador principal perde todo o respeito.”
“A sua questão já foi indeferida, o sr. não tem a palavra”, decretou o juiz.
Moro pediu à testemunha que respondesse à indagação do procurador.
“É…(Marisa Letícia) tratada como se o imóvel já tivesse sido destinado (à mulher de Lula).”
Não é a primeira vez que o juiz Sérgio Moro e os advogados de Lula discutem durante as audiências. Desde os primeiros depoimentos, a defesa tem feito uma série de protestos às perguntas feitas pelos procuradores, acusando-os de induzir as testemunhas. Além disso, a defesa pediu que aqueles que tivessem assinado um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal não fossem aceitos como testemunhas. Os pedidos foram negados por Moro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!