O governador Wilson Witzel anunciou a criação de um programa de segurança que será lançado até o início de 2020 para fechar o acesso das rodovias estaduais à comunidades que são utilizados na rota de quadrilhas de roubo de carga. O governador afirmou que uma reunião foi realizada nesta semana para definir o investimento nos corredores de entrada do estado, mas não deu mais detalhes sobre o projeto:
– Esta semana fizemos uma grande reunião para um investimento gigantesco para os corredores de entrada do Rio: as estradas. Vamos reduzir praticamente a zero o roubo de carga. Vamos fechar os corredores de acesso onde tem a entrada de roubo de carga na entrada de comunidades. Esse programa vai se iniciar em breve, no mais tardar no início do ano que vem. Isso diminuirá muito a pirataria e o financiamento do tráfico – afirmou Witzel.
A iniciativa foi divulgada durante a participação do governador na abertura do Apresenta Rio Summit nesta quarta-feira no recém-inaugurado hotel Fairmont, em Copacabana. Ao abordar questões relacionadas aos setores de segurança pública, Witzel afirmou que o Segurança Presente deve duplicar o número de agentes até o fim de seu mandato, chegando a 3 mil pessoas. Recentemente, o programa expandiu para o bairro de Botafogo, na Zona Sul. O governador também afirmou não faltar dinheiro para investir na área da saúde e que “está com dificuldade” para investir os 12% destinados à pasta, devido a problemas de burocracia.
– Não está faltando dinheiro pra saúde. Só estou com dificuldade porque precisa de projeto, de licitação. Estarei batendo quase nos 12% exigidos, ali na casa dos 11% – disse Witzel.