
Quase dois anos após o lançamento do primeiro EP intitulado “O Rock está no Ar”, em 2015, tendo apresentado um rock versátil e criativo com toques bem brasileiros, a Banda Gente lança seu primeiro álbum nos próximos dias 11 e 12 de novembro. Sábado a apresentação é a partir das 18h na Lona Cultural Carlos Zéfiro, em Anchieta, a preços populares e o show de domingo acontece de graça, na Praça dos Direitos Humanos, no Centro de Nova Iguaçu a partir das 17h . #SomostodosSilvas mergulha ainda mais na brasilidade de seus acordes com doses de samba, baião e outras influências regionais.
Composições densas retratam as diferentes realidades de uma cidade partida contextualizada pelo olhar vindo de dentro da periferia carioca e fluminense. Em 2016 a banda participou do Concurso de bandas do Programa ZoaSom que colocou o single ”Rede” (também presente neste trabalho) no primeiro lugar no Festival Talentos da Música Brasileira, na Lona de Jacarepaguá, abrindo as portas para o início da primeira gravação. O disco conta ainda com o auxílio luxuoso do poeta baiano Milsoul Santos, trazendo o poema de sua autoria na faixa homônima ”Pássaro Preto”, com a participação mais do que especial do cantor da banda (também baixadense) Gente Estranha no Jardim, Átila Bezerra, em”Vem e vê”, dos versos da poetisa Renata Abreu em ”Repara”, além da característica e já reconhecida vigorosa presença vocal de Iolly Amancio.
Outros destaques também ficam a cargo da sonoridade ritmada da faixa de abertura ”Cólera”, além de ”Samba do Trem”, e ”Silvas” – canção que inspirou o título do trabalho e homenageia o sobrenome mais popular do Brasil. Um dos frutos deste álbum é, sem dúvida, a sua diversidade melódica. Rico em influências plurais e misturas inusitadas, o disco une o peso do rock à energia e sonoridade da música brasileira. Para quem quiser chegar ao show de lançamento cantando o CD do inicio ao fim, os músicos disponibilizam na internet o novo álbum nas plataformas: OneRp, Deezer, Spotify e I Tunes.
”O #SomostodosSilvas é feito de canções orgânicas, um prato que se come pelos ouvidos” — dispara Iolly Amancio, vocalista e uma das líderes do grupo. Os músicos identificam a obra como riso e agonia, dor e poesia onde as 13 faixas revelam a mistura, que não se preocupa em ser rotulada de ‘a’ ou ‘b’, como uma das características do som de peso que se faz fora dos grandes centros.
Grupo começou em 2011
A Banda Gente surgiu em 2011, após um ano de frequentes encontros na casa do casal integrante e precursor do projeto, Wallace Cruz e Iolly Amancio, com seu irmão mais novo Nico Souza, juntamente com diversos amigos que frequentavam sua casa e, entre uma música e outra, falavam sobre suas inquietações. Aparecem a partir daí as primeiras composições autorais e, na sequência, a banda ajusta sua formação produzindo um som que carrega o orgulho de sua negritude e da luta que o ”cidadão comum” enfrenta na rotina das mais diversas situações do seu cotidiano. Ao longo desses anos o grupo já se apresentou em diversos Centros Culturais como Donana (Belford Roxo), Lonas e Arenas Culturais, Saraus pelo Rio e na Baixada, Festivais de música e espaços como Teatro Odisseia, Teatro Ziembinski e Centro de Referência da Música Carioca.
Em Janeiro de 2017 passaram a integrar o Coletivo de Músicos #BXDnuncaserende que lançou, em parceria com a ONU, o projeto piloto ‘Música para Avançar no Desenvolvimento Sustentável’ e resultou em um sound book coletânea onde a música ”Rede” representa a ‘ODS 16’ no Documentário, com o mesmo nome do coletivo, lançado pela ONU no Cine Odeon em maio deste mesmo ano. A produção tem rodado por diversas partes do mundo e exibida em países como: China, Bulgária e recentemente, no mês de outubro, passou pelo Chelsea Film Festival com a presença de Iolly representando a Baixada em Nova Iorque.
A Lona Cultural Carlos Zéfiro fica na Estrada Marechal Alencastro, 4113 – Anchieta. Ingressos promocionais antecipados a R$10 e na hora a R$20. Ingressos disponíveis online no site da Ticket Mais: https://ticketmais.com.br/evento/view/21386/banda-gente-somostodossilva? ou nos postos de venda no Rio e na Baixada, Espaço 989 Artes (Tijuca) e Bar Virtude (Mesquita), respectivamente. Para outras informações: (21) 2148-0813. O projeto faz parte do Programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a Light e a Agência Nacional de Energia Elétrica.