Diversas atividades marcam Consciência Negra em Mesquita

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Evento teve apresentação musical e feira de empreendedorismo
Foto: Paulo Taiul

A Praça João Luiz do Nascimento, conhecida popularmente como Praça da Telemar, em Mesquita, foi o palco das comemorações pelo Dia da Consciência Negra no município. Apesar da chuva que atingiu principalmente a Baixada Fluminense na segunda-feira, dia 20, o público não desanimou e aproveitou as atrações. Além de exposição de artesanato, barraca de acarajé e outras delícias, teve muita música, com direito a samba de raiz, pagode e diversos ritmos da black music. A comemoração, realizada pela Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), fez parte da Semana Municipal de Direitos Humanos, que terá programação até o dia 10 de dezembro.

A comemoração pelo Dia da Consciência Negra em Mesquita foi promovida por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, da SEMAS, em parceria com o Espaço Cultural BF. O público que compareceu pela manhã pôde apreciar a Feira de Empreendedorismo Afro, com exposição de brincos e sapatos feitos com tecidos originais da África, do Bwé Giro, da artesã e cantora Andressa Oliveira, vestidos e camisetas pintadas à mão do Jazztopia, do artesão Lennart Goebel, além de provar o acarajé e o pastel da barraca Sabor da Bahia Abatonu, da baiana Shirlei Silva.

À tarde teve muita música com DJ Calau, da Conexão do Charme. Também teve apresentação do grupo X da Questão, que depois acompanhou as cantoras Janniny Damas e Gau Silva, que foi participante do reality show musical The Voice Brasil, da TV Globo, em 2015.

“Fui convidada pelo Claudio Macalé para participar deste evento, e fui recebida com muito carinho. Me senti muito honrada por terem lembrado de mim. Mesquita é a minha casa. Sempre venho aqui para ficar com meus amigos e descansar. A comemoração foi espetacular”, disse Gau Silva, que finalizou as apresentações com a música Negra Ângela, sucesso de Neguinho da Beija Flor, que a fez entrar no time de Carlinhos Brown na ocasião.

Conheça o Espaço Cultural BF

O Espaço Cultural BF, que funciona na Rua Baronesa de Mesquita, 47, embaixo do Viaduto Cantor e Compositor Dicró, é um local, como seus organizadores definem, “onde a cultura e a educação se constituem enquanto ferramenta de emancipação e amadurecimento político-social da comunidade”.

A organização do Espaço hoje fica por conta do gestor de cultura Skell Vozes, do gestor administrativo Jonathan Oliveira, e da articuladora institucional Fabiola Oliveira, que também é idealizadora e gestora executiva do Odarah Cultura e Missão, projeto de afro-empreendedorismo.

O Espaço Cultural BF oferece oficinas sobre questões raciais e formação cidadã, além de várias atividades. A feira de empreendedorismo Odarah acontece todo terceiro sábado de cada mês, das 12h às 18h. Já o projeto Feijão com Artes, evento com feijoada e lançamento de livros, acontece de quatro em quatro meses. O próximo será em fevereiro.

O Forró do Tio Chê, que será lançado no dia 10 de dezembro, será realizado todos os domingos, das 12h às 20h. E no dia 16 de dezembro acontecerá a Roda de Conversa com o tema Solidão do Povo Negro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!