
Ludmilla canta na festa da Praia de Copacabana Foto: Divulgação
A instabilidade do tempo provocou uma mudança importante no palco onde vão rolar os shows da virada do ano na Praia de Copacabana. A estrutura, que já começou a ser montada, terá uma cobertura para proteger os artistas em caso de chuva.
A estrutura, de 600 metros quadrados, terá 14 metros de altura e 22 metros de largura — além de um palco gigantesco com 200 metros quadrados. O piso estará a 2,5 metros da areia da praia. Nete ano, a festa terá como tema “Réveillon do Rio, onde ser carioca é natural”. Serão ao todo dez horas de shows na mais famosa praia do Rio.
— O réveillon reúne dois milhões de pessoas no mesmo local. Queremos é aproveitar essa audiência e mostrar o que temos de melhor. Pedi (ao cenógrafo Abel Gomes) que o palco (em Copacabana) tivesse uma megatela para passar imagens gigantescas do Rio, uma grande vitrine vendendo o Rio para todos — ressaltou Marcelo Alves, presidente da Riotur.
O réveillon carioca será celebrado com palcos montados em nove bairros. Além de Copacabana, vai ter festa no Flamengo (Praia do Flamengo), em Guaratiba (Rua Barros de Alarcão), na Ilha do Governador (Praia da Bica), em Paquetá (Praia da Moreninha), na Penha (IAPI da Penha), em Madureira (Parque Madureira), em Ramos (Piscinão) e em Sepetiba (Praia do Recôncavo). As atrações começam às 21h e vão até as 3h.
Na região da Barra da Tijuca, 12 edifícios farão uma queima de fogos sincronizada com até 14 minutos de duração, num show pirotécnico produzido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio (ABIH-RJ). A queima, estrategicamente distribuída entre o Riocentro e o Recreio, poderá ser assistida tanto da orla quanto das varandas dos edifícios da região.
Os hotéis e condomínios da região com queima de fogos já confirmada são Windsor Barra, Hilton Barra, Windsor Marapendi, Shopping Village Mall, Ramada Recreio Shopping, Wyndham Barra Rio de Janeiro (ex-Gran Nobile), Shopping Barra World, Quebra-Mar, Blue Tree Premium Design RJ e Grand Mercure Riocentro.
Tempo vai melhorar
— No decorrer da semana, as áreas de instabilidade vão perder a força. Volta a esquentar no fim de semana, com o declínio da nebulosidade, e as temperaturas devem passar dos 30 graus novamente — diz o meteorologista João Basso.
A previsão é de que a partir de domingo, dia 30, o município do Rio tenha sol a longo do dia, sem nuvens no céu. Não há previsão de chuva. Porém, Basso explica que no verão é comum a ocorrência de pancadas de chuva no fim do dia pela formação de nebulosidade.