Experiência da capital paulista na eletrificação da frota de ônibus e passo a passo da transição energética no transporte público para capacitar outras cidades brasileiras – O número de ônibus elétricos na cidade de São Paulo saltou de 460 em 2024 para 789 em 2025. Este importante passo rumo à mobilidade urbana sustentável foi destaque do estudo “Implantação de ônibus elétricos na cidade de São Paulo”.
Apresentado durante o LATAM Mobility 2025, o estudo é fruto da Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), uma iniciativa conjunta entre o ICCT Brasil (Conselho Internacional de Transporte Limpo) e o C40 Cities, que visa aumentar a implantação de ônibus de embarque zero nas principais cidades da América Latina. O material traz dados recentes como o exemplo que dos 789 ônibus zero emissão em operação na capital, 588 são elétricos a bateria e 201 são trólebus alimentados por rede aérea.
A publicação reúne experiências e aprendizados da capital paulista na adoção de ônibus elétricos e busca orientar outras cidades interessadas em avançar com a descarbonização do transporte público. Com uma abordagem técnica, jurídica e operacional, o material conta o processo de transição de São Paulo, que é uma cidade com maior frota de ônibus do país. São mais de 13 mil veículos que transportam diariamente cerca de 2,5 milhões de passageiros.
Entre os principais destaques do documento estão:
- O modelo de subvenção parcial adotado pelo município, que já garante uma economia estimada de R$ 4,8 bilhões em 12 anos.
- Resultados do projeto-piloto, que demonstram uma eficiência energética até quatro vezes maior que os modelos a diesel.
- Estratégias de recarga, planejamento energético, uso de telemetria e monitoramento da saúde das baterias.
- A meta estabelecida por lei de zerar as emissões de CO₂ até 2038 , com redução de 95% de NO ₓ e material particulado.
Recentemente, o ICCT Brasil anunciou que a América Latina ultrapassou, ao final de 2024, a marca de 6 mil ônibus elétricos em circulação — um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Em maio de 2025, esse número já chegou a 6.747 veículos, demonstrando o avanço constante da eletromobilidade na região. Esse cenário acompanha o crescimento da frota paulistana e a prosperidade da transição em outras cidades brasileiras, fatores que desenvolveram para o Brasil alcançar o 3º lugar no ranking de países da América Latina com maior número de ônibus elétricos em operação, atrás apenas do Chile e do México, líderes na adoção da tecnologia.
Esses números evidenciam o impacto das políticas públicas locais e do modelo de financiamento adotado, consolidando o país como um polo de expansão na mobilidade sustentável.
Cidades brasileiras participam de capacitação inédita
O lançamento do estudo aconteceu durante o 2º encontro do Ciclo de Capacitação em Eletromobilidade, grupo formado para apoiar gestores públicos e democratizar o conhecimento técnico necessário para implementar frotas limpas e auxiliar os municípios na tomada de decisões mais estratégicas e economicamente viáveis.
Participaram da capacitação representantes das cidades de Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Uberlândia, Camaçari, Rio Branco, Fortaleza, Belém, além do estado de Goiás .
Durante o evento, os participantes puderam conhecer em detalhes as soluções adotadas para São Paulo e outras cidades da América Latina, discutir desafios relacionados ao financiamento, à infraestrutura energética e à atualização tecnológica das frotas, além de estudar modelos de negócio como parcerias público-privadas (PPPs) e modelos de subvenção. Também houve espaço para a troca de experiências sobre o uso de dados e indicadores de desempenho no transporte.
Um guia para o Brasil e a América Latina
Além de São Paulo, outras cidades latino-americanas também compartilham seus avanços na eletrificação da mobilidade urbana por meio da Parceria ZEBRA, consolidando uma rede de aprendizado mútua. O estudo reforça que não há um único modelo ideal, mas sim a necessidade de adaptar as soluções à realidade de cada município, sempre com foco na eficiência operacional, no bem-estar do usuário e na redução de impactos ambientais.
O estudo completo está disponível para acesso no site da plataforma E-Bus Radar , que monitora a adoção de ônibus elétricos em diversas cidades da América Latina. A publicação foi produzida com apoio técnico do ICCT Brasil e C40 e está disponível para gestores públicos, operadores, fabricantes, entidades do setor e imprensa especializada.