Tráfico de drogas
Policiais do 20º BPM (Mesquita) continuam combatendo o tráfico de entorpecentes nas comunidades de Nova Iguaçu. A primeira ação aconteceu na comunidade do Buraco do Boi, onde dois homens foram presos, por suspeita de fazerem parte do tráfico de entorpecentes do local. O sub-tenente Neves e o tenente Leonardo, do Grupamento de Ações Táticas (GAT), informaram que eles faziam uma operação para coibir o roubo de cargas e outros crimes na região, quando desconfiaram da atitude de dois homens, identificados como Igor Peçanha Nicolau, conhecido como “Perigo”, de 19 anos, e Jorge Augusto Maceda Arruda, conhecido como “Sim”, de 23 anos. Ao realizarem uma revista nos acusados, os policiais encontraram com a dupla uma pistola calibre 9mm, 300 sacolés de cocaína e um rádio transmissor. Também foi apreendida uma moto Honda XRE roubada.
Na comunidade de Três Campos, Douglas da Silva Lima, de 27, também foi preso acusado de pertencer ao tráfico de entorpecentes na localidade. Os policiais relataram que eles realizavam um patrulhamento de rotina e, ao entrarem na Rua México, conseguiram flagrar o acusado que, com um rádio transmissor, alertava sobre a presença de policiais no local. A comunidade, que é dominada pelo Comando Vermelho, é considerada uma das mais perigosas nos arredores da Estrada de Madureira.
Já na comunidade do Bacia, em Miguel Couto, dois adolescentes foram apreendidos. Militares faziam um patrulhamento para coibir o tráfico de entorpecentes no local e, ao entrarem, conseguiram flagrar dois menores com 82 sacolés de cocaína e 121 trouxinhas de maconha. Eles foram apreendidos.
A outra prisão aconteceu na comunidade da Chatuba. PMs faziam um patrulhamento de rotina e, ao entrarem na comunidade, desconfiaram da atitude de Rodrigo Pereira Domingos, que completava 18 anos naquele dia. Quando estavam abordando o suspeito, os policiais foram surpreendidos por tiros disparados por traficantes. Eles reagiram, mas ninguém ficou ferido. Com o aniversariante, foram encontrados 131 pinos de cocaína e 292 trouxinhas de maconha.
Todos os casos foram encaminhados para a 52ª DP (Nova Iguaçu), que funciona como a Central de Flagrantes.
Suspeito de milícia
Dois suspeitos de integrar uma milícia foram presos, na tarde de quinta-feira, em Nova Iguaçu. De acordo com agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e de Inquéritos Especiais (Draco), Warley Paul Mansur ainda foi preso em flagrante por posse de munição de uso restrito.
Na casa do homem, policiais encontraram dois carregadores de pistola com munição. Na mesma ação, Gabriel da Silva Santos, conhecido como Biruleibe, foi preso. O rapaz foi um dos procurados na operação “Conexão Cabuçu”, deflagrada em setembro de 2016 e que contou com mais de 200 policiais. “Essas prisões são relevantes na medida em que desfazem a estrutura criminosa implantada na região. As ações prosseguiram para que fossem cumpridos os mandados de prisão e para que fosse feito o mapeamento da região para futuras operações”, afirmou o delegado titular da Draco, Alexandre Herdy.
Segundo a Polícia Civil, Daniel de Oliveira e Leandro Menezes Barbosa, o “Batata do Aliança”, apontados como integrantes da quadrilha, continuam foragidos.