Alerj – 10/10 – por Ronaldo Ferraz e Pereirinha

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Vereador propõe noções de
política nas escolas municipais

151009 H210

Membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o vereador Eduardo Moura pretende que a Prefeitura carioca, hoje sob o comando de Eduardo Paes, imponha a inserção na grade das escolas municipais o ensino de noções de política.
Moura justifica dizendo que poucas pessoas sabem o que faz um vereador e, como consequência, desconhece a diferença que existe entre o trabalho do prefeito, que é executivo, e do vereador, cuja principal tarefa é legislar, ou seja, propor leis.

>> Jornal de Hoje – Vereador Eduardo Moura, o projeto do Senhor relativo ao Ensino Fundamental consiste em quê?

>> Eduardo Moura – Consiste em proporcionar aos alunos do último ano do 2º Grau noções de política e cidadania. O que parece inicialmente algo que possa criar alguma aversão por causa do momento que estamos passando. As pessoas não querem ouvir sobre política. O projeto tem um componente diferenciado que é mostrar para os jovens qual é a diferença entre o deputado, o vereador, o prefeito e o que faz cada uma dessas categorias, porque tem muita gente que não sabe essa diferença. Eu recebi um e-mail, depois que divulguei o projeto, de uma pessoa médica, que tem uma formação de terceiro grau, com doutorado, e ela não sabia qual era a diferença entre um prefeito e um vereador. Não sabia qual é a prerrogativa.

>> JH – É o analfabeto político, não é?

>> Eduardo Moura – É analfabeto político. Mas não tem pouca gente, não. Eu fiz um desafio à imprensa, em discurso no plenário, para fazer uma pesquisa junto aos candidatos a vereador, logicamente aos que não têm mandato, para que eles digam o que um vereador faz. Eu tenho certeza que um número muito grande de candidatos não sabe quais são as prerrogativas do vereador, o que o vereador faz.

>> JH – Esse projeto do Senhor é realmente interessante, vai dar uma formação política ao cidadão.

>> Eduardo Moura – Realmente, vai dar uma formação política ao cidadão, porque a pessoa vai ficar sabendo o que acontece no legislativo. Quantas pessoas imaginam que o vereador tem condições de mandar construir um viaduto, de construir uma passarela. Se por ventura for sancionado pelo prefeito, eu acho que vai ter uma importância enorme para os jovens que às vezes desconhecesse isso.

>> JH – Vereador, isso será para as escolas públicas municipais e particulares?

>> Eduardo Moura – Vai ser para as escolas municipais, porque nós não podemos legislar em relação às escolas particulares. Elas têm as grades delas e eu ainda vou mais longe porque é importante que a gente coloque isso no horário que não esteja incluído o ensino acadêmico. Não quero misturar com português, matemática, geografia, ciência, porque infelizmente ainda está muito longe daquilo que nós esperamos. Nossa escola, apesar dos esforços, nos dois últimos governos municipais, nós chegamos a pegar a aprovação automática, que foi uma situação complicada, dificultou muito os alunos que às vezes não tinham conhecimento pra passar para a série seguinte e elas passaram. Esse negócio da aprovação automática, felizmente caiu, e foi algo bom. Mas nós precisamos melhorar e para ser mais justo entrar inclusive na situação atual e que acho ainda está distante daquilo que eu vislumbro como sendo bom.

 

Exercício para Idosos

151009 H220

A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei 2.892/14, o deputado Pedro Augusto, criando o programa de incentivo à prática de exercícios físicos para idosos. De acordo com o texto, para a execução do programa, as instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atendam aos idosos, poderão receber recursos, condicionados à disponibilidade orçamentária e financeira e à observância da legislação vigente. “Com o envelhecimento da população, torna-se necessário estruturar a rede de atenção à saúde da pessoa idosa para atender tanto às novas demandas, quanto às modificações do acesso desta população aos serviços voltados para os idosos do nosso estado”, explicou Pedro Augusto.

 

Alienação Parental

Audiência pública discutiu o projeto do deputado André Ceciliano, dispondo sobre campanha de esclarecimento para agentes do Estado, quanto à prática da alienação parental. A advogada Alexandra Ullmamn, a psicóloga Andrea Calçada e grupos de mães e pais foram convidados para a reunião.

 

Instituições de Ensino

A Alerj aprovou projeto criando o programa “Internet sem Limites”. A proposta autoriza o governo estadual a instalar equipamentos de internet sem fio nos campus de universidades, unidades de escolas técnicas e do Centro de Educação Superior à distância do Estado do Rio (Cederj).

 

Especialista

151009 H230

O deputado André Lazaroni está se especializando em proposições comemorativas, provavelmente porque ele, na legislatura passada descuidou-se dessa prática legislativa, e quase fica sem mandato. Lazaroni, agora, quer ser prefeito na cidade onde a genitora foi vereadora e tentou ser prefeita, mas foi barrada pelos eleitores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!