Neste domingo (4), das 13h às 22h, a Via Light, no Centro do município, vai receber a 12ª Parada do Orgulho LGBT de Nova Iguaçu. A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) informa que o tráfego de veículos será interditado na pista sentido supermercado Extra. Na altura das ruas Dom Walmor e Barros Junior, para a concentração. Entre as ruas Dom Walmor e Luis de Lima, para o desenvolvimento do evento. Já entre as ruas Luis de Lima e Professor Paris, para a dispersão. O itinerário alternativo será pelas ruas Professor Paris, Antônio Rabello Guimarães, Frutuoso Rangel, Athayde Pimenta de Moraes e Gov. Roberto Silveira.
Festival cultural movimenta Duque de Caxias
O maior evento de cultura popular do país, o Festival Nacional de Cultura Popular, foi aberto na primeira quinzena de agosto e vai até o dia 18 de setembro, em Duque de Caxias, com o cortejo Pernambucália, na Praça do Pacificador que trouxe para a cidade os bonecos Vitalina e Zé Pereira, símbolos do carnaval de Pernambuco, grupos de frevo e de maracatu daquele estado. Promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria de Cultura e Turismo do município.
Segurança reforçada pelo 20º BPM
Nova Iguaçu vai ganhar uma Companhia Integrada de Polícia de Proximidade (CIPP), com 120 homens e 12 viaturas. Segundo o Comando do 20º BPM (Mesquita), cerca de 100 mil pessoas serão beneficiadas com a presença da unidade. A Prefeitura de Nova Iguaçu cedeu também, no bairro da Cacuia, um terreno onde será instalada uma cabine fixa da PM. Para o comandante Christiano Dantas (foto) a presença de policiais na região pretende pôr fim à rota de fuga de criminosos que, a partir de Austin, fogem pela Cacuia em direção à Rodovia Presidente Dutra. “Vamos oferecer mais segurança e aumentar a sensação de segurança à população”. As obras das unidades já começaram e devem ficar prontas em 40 dias.
Crias da Baixada nas Paralimpídadas
Determinação, garra, disciplina e superação. Estes foram os ingredientes que levaram Michel Gomes, da canoagem, e Júlio Cezar Braz, do rúgbi em cadeira de rodas, aos Jogos Paralímpicos 2016, que começa dia 7 de setembro e vai até dia 18. Os dois paratletas são moradores da Baixada Fluminense e vão representar o Brasil em suas respectivas modalidades. Nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas o público vai presenciar duas estreias na competição: da canoagem e do Michel. Há três anos ele conheceu o esporte. Com a perna direita atrofiada pela poliomielite na infância, ele se dividia entre os treinos e a profissão de mecânico e não se arriscou em qualquer esporte até passar dos 30 anos.Para se livrar do sobrepeso, entrou em uma academia de musculação e foi apresentado ao halterofilismo, até descobrir o remo adaptado pela TV e se encantar. Determinado a aprender a nova modalidade, Michel foi até a sede do remo do Flamengo, na Gávea, clube pelo qual ele treina hoje.
Para refletir: “É possível conquistar o mundo quantas vezes o homem quiser. Basta ter coragem, disciplina, dedicação e fé”. Só não consegue quem não quer!”