Arinos – 07/11

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Casamento coletivo em Santa Cruz
151106 A1

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participa, neste domingo, dia 8, de mais uma Ação Social. O objetivo desta edição é atender, exclusivamente, aos casais que desejam converter a união estável em casamento. O atendimento será no CIEP Papa João XXIII, na Avenida João XXIII, s/n°, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. O serviço à população vai das 8h às 16h. 22 juízes voluntários irão regularizar a situação civil de casais que moram nos arredores da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), patrocinadora da Ação. Horário: 8h às 16h. Endereço: CIEP Papa João XXIII – Avenida João XXIII, s/n°, Santa Cruz.

 

Feira Literária Africana

Através de decreto, a Prefeitura de São João de Meriti garantiu por mais dois anos a realização do Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti (Flidam). A próxima edição será de 17 a 21 de novembro, com o tema ‘180 anos da Revolta dos Malês’. Na foto, o prefeito Sandro Matos, Frei Tatá (esquerda) e Rodney Albuquerque. O Shopping Grande Rio também vai participar da atividade com duas exposições: sobre Martin Luther King Jr e Lélia Gonzalez.

 

Aulas na Villa-Lobos

Quem quer aprender a tocar violão, guitarra e contrabaixo, cavaquinho, violino e canto popular, canto lírico, bateria e trompete, trombone, saxofone, clarinete, teclado, piano e flauta transversa não pode perder as inscrições na Escola Villa-Lobos, Polo Paracambi, que vão até 11 de dezembro.Gratuito para alunos das redes municipal e estadual moradores da cidade. Informações pelo telefone 2683-1868.

 

Esportes Olímpicos

Dois mil estudantes e moradores participaram de atividades esportivas naVila Olímpica de Duque de Caxias, com esportes que integram os jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016. Foi a 9ª edição do Festival Esportivo.

 

TRE nega mandado de segurança ao governador Pezão
151106 A2

O TRE-RJ negou, na quarta-feira (4), a concessão de mandado de segurança ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que pedia a suspensão de perícia contábil nas contas da campanha à reeleição em 2014. O governador tinha alegado que o pedido de perícia feito pelo Ministério Público Eleitoral teria ocorrido fora do prazo legal. A maioria do Colegiado do Tribunal entendeu não haver prejuízo à defesa do governador e que um eventual julgamento de representação por captação ou gasto ilícito de campanha não seria contraditório com o fato de a prestação de contas de Pezão já ter sido aprovada.

 

Universidades públicas vão priorizar estudantes de menor renda

Os estudantes de baixa renda agora terão prioridade em caso de empate nos processos seletivos em universidades públicas. A lei, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB), foi sancionada na quinta-feira (05) pela presidente Dilma Rousseff (PT).Para vencer no desempate e ficar com a vaga, o candidato precisará comprovar renda familiar inferior a dez salários mínimos. “Não trata a lei de discriminar o estudante rico ou de privilegiar o pobre. Ele foi aprovado, apenas é princípio isonômico de tratar igualmente os desiguais, já que sua renda familiar o impossibilita de cursar uma universidade paga”, afirma Crivella.

 

Fim do privilégio de castas nos presídios

O tempo fechou na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia do Rio nesta semana. Tudo porque Milton Rangel (PSD) acendeu uma polêmica ao apresentar dois projetos que modificam a lei de revista nos presídios e acabam com privilégios de determinados grupos. Pela proposta, todas as autoridades — leia-se juízes, advogados, delegados e até deputados — devem passar pelos scanners. Em defesa das classes, o advogado André Lazzaroni (PMDB) e o delegado Zaqueu Teixeira (PT) logo fizeram barulho, tentando arquivar os projetos.
Já Pedro Fernandes (SDD) criticou a fraca pauta da casa e defendeu que os projetos aprimoram a lei. “A gente perde tanto tempo discutindo e votando projetos inexpressivos e medalhas… Esse vale a pena”. Pingo dos is Para levar as propostas a plenário, Jorge Felippe Neto (PSD) pediu vistas e vai apresentar um substitutivo deixando claro que os projetos não abrem possibilidade de volta da revista íntima, e sim que todos, sem distinção, passem pelos rastreadores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!