Queimados: debate em prol de uma psiquiatria mais humanizada
A Prefeitura de Queimados realizou, na tarde de quarta-feira (9), o evento Rodas de Conversa em Psiquiatria, no Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (Cethid). A iniciativa do Ambulatório da Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, acontece a cada dois meses abordando algum assunto de interesse dos usuários e profissionais do setor, com o objetivo de promover o debate no setor que cuida de pacientes com transtornos mentais para a construção de uma psiquiatria mais humanizada. Com a presença da psiquiatra Dra. Tula Chaves, o encontro teve o tema: “Medicamentos: Dúvidas e Mitos”. Foi acordado que a próxima Roda de Conversa que acontecerá na primeira quinzena de novembro será sobre os direitos e benefícios da pessoa com patologias psíquicas. De acordo com a Diretora de Atenção Especializada do Município, Tânia Alves, este é um espaço para o paciente se expor e tirar dúvidas, mas estiveram presentes até pessoas da comunidade que sejam curiosas come este tema. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Fátima Sanches, o encontro é de fundamental importância para melhorar e humanizar cada vez mais o atendimento, já que promove uma aproximação do paciente e a rede. “Não é uma conversa técnica, é um bate papo. Eu como médica percebo o quanto um paciente gosta de conversar com o médico fora da consulta”, destacou a secretária. O município tem diversos dispositivos voltados para a Saúde Mental, o Centro de Atendimento Psicossocial é a porta de entrada mais adequada para o primeiro atendimento, onde acolhe jovens e adultos com sofrimentos psíquicos. Já o Ambulatório de Saúde Mental realiza atendimentos psicológicos, psiquiátricos e terapias ocupacionais, e conta atualmente com cerca de 2 mil usuários. O endereço dos setores é Rua Onze, s/n, Vila Pacaembú. Telefone: 2665-1391.
Feijoada e Corte de Samba neste domingo no Leão de Nova Iguaçu
Neste domingo (13), a partir das 13 horas, vai acontecer mais uma tradicional Feijoada do Leão, na quadra da escola de samba iguaçuana, tudo isso com uma roda de samba de primeira qualidade conduzida pelo Nosso Grupo. Depois, às 19 horas, tem mais uma noite de corte de samba-enredo. São nove sambas concorrendo e somente um irá representar a escola de samba na avenida em 2016.
O enredo para 2016 é “Pas de Dance: Hoje Tem Festa no Arraiá” e está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho, que no ano passado atuou pela Mangueira e em 2014 estava na Vila Isabel. Cid também teve passagens campeãs na Imperatriz Leopoldinense e Beija-Flor. O evento tem entrada é franca e conta com a participação de passistas, mestres-salas e porta-bandeira, além da bateria da escola, Rugido do Leão. Leão foi o campeão do grupo C em 2015. Domingo, 13 a partir das 13 horas. Entrada Franca. Quadra do GRES Leão de Nova Iguaçu fica a Rua Mário José da Fraga, 41, Santa Eugênia, Nova Iguaçu.
A bancadas dos deputados candidatos a prefeito em 2016 na Baixada
Se os planos forem adiante, a Assembleia vai apresentar ao povo nada menos que 19 deputados candidatos a prefeito. Com quase um terço de seus membros de olho nas urnas, difícil vai ser ter quórum para votar algum projeto em 2016. A maioria vai disputar o eleitor da Baixada Fluminense. É o caso de Waguinho (PMDB) e Doutor Deodalto (PTN), em Belford Roxo; Iranildo Campos (PSD) e Marcelo Simão (PMDB), em São João; Farid Abrão (PTB), em Nilópolis; Rogério Lisboa (PR), em Nova Iguaçu; Zaqueu Teixeira (PT), em Queimados; Zito (PP), em Caxias; Renato Cozzolino (PR), em Magé; Fábio Silva (PMDB), em Seropédica; e André Ceciliano (PT), em Japeri. Marcelo Freixo (PSOL) volta à briga no Rio. Flávio Serafini (PSOL), vai tentar a sorte em Niterói. Em Itaboraí, a luta pelo voto terá Doutor Sadinoel (PT). João Peixoto (PSDC) e Pudim (PMDB) disputam em Campos. Ao Sul, Pedro Augusto (PMDB) será candidato em Mangaratiba; Doutor Julianelli (PSOL), em Resende; e Edson Albertassi (PMDB) vai testar sua força em Volta Redonda.
Nova Iguaçu oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar
Programa de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer, um grupo de apoio promovido pela Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu Quinzenalmente tem sessões do grupo que acontecem no bairro Vila Operária. Em Nova Iguaçu, há quatro pólos do Programa que atendem anualmente cerca de 700 pacientes, 80% deles consegue abandonar o cigarro. Em Nova Iguaçu os grupos de apoio acontecem em quatro unidades de saúde com sessões de terapia e em alguns casos os pacientes recebem adesivos de nicotina, que liberam a substância e auxiliam no processo de abandono do cigarro. Esses adesivos são fornecidos pelo Ministério da Saúde e devem ser utilizados diariamente por um período de cerca de dois meses e meio.
O secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior ressaltou que o cigarro é a primeira causa de mortes evitáveis em todo o mundo e grupos como estes ajudam numa batalha que é de toda a sociedade. “O tabagismo é uma questão de saúde pública, nossos grupos têm dado um resultado excelente. Desde o ano passado, por determinação do prefeito Nelson Bornier, proibimos o consumo de cigarro em todas as nossas unidades. Deixar de fumar traz benefícios pra saúde e também economia para a família. Em nossos grupos há casos de pessoas que passaram a viajar, adquiriram bens com o dinheiro que era desperdiçado com o cigarro”, disse. Para se cadastrar nos grupos de apoio é necessário procurar as seguintes unidades:
Centro de Valorização da Mulher:Rua Nossa Senhora de Fátima nº70- Califórnia Policlínica Dom Walmor: Rua Dom Valmor, 234- Centro.Clínica da Família Vila Operária: Rua Nair Dias , 880 – Vila Operária.PSF Palhada: Rua Júlia Martins, 295 – Palhada.
Alfabetização na idade certa é prioridade em Mesquita
A secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Mesquita (Semectel) abriu na terça-feira, 8 de setembro, o curso de formação continuada do projeto Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Governo Federal, em parceria com as universidades federais de todo o Estado.
Durante a semana o curso será oferecido à noite na Escola Municipal Governador Roberto Silveira e aos sábados pela manhã na Escola Municipal Rotariano Arthur Silva para os professores do Ciclo de Alfabetização e da Correção de Fluxo Escolar da rede. Os encontros terminarão em dezembro e todos os participantes receberão certificados da UFRJ. Segundo a orientadora de estudos da Formação, Inês Oliveira, durante o curso serão discutidos os módulos: o Currículo na perspectiva da inclusão e diversidade, As diretrizes curriculares nacionais da educação básica e o ciclo de alfabetização e A criança no ciclo de alfabetização e Interdisciplinaridade no ciclo da alfabetização.
Pequenos doadores de campanha caem na rede da Justiça Eleitoral
Em tempos de doações milionárias sob suspeita, pessoas físicas que contribuíram para a campanha do ano passado estão tendo dor de cabeça. Nada menos que 2.489 doadores individuais receberam intimações da Justiça Eleitoral. Eles têm cinco dias para contratar advogado, separar a papelada e apresentar defesa. Tanto trabalho por contribuições, às vezes, simplórias. Tem doador de R$ 15 nesta situação.
Método
Para passar o pente-fino, o Ministério Público (MP) se baseou na lei eleitoral, que libera, em caso de pessoas físicas, a doação de até 10% dos rendimentos declarados no ano anterior. O MP cruzou a lista de doadores com de as declarações de Imposto de Renda (IR). A maioria dos peixes que caiu na rede é isenta perante a Receita, ou seja, cujos rendimentos em 2013 não ultrapassaram o teto de R$ 25.661,70. Punição Doadores que não conseguirem comprovar seus rendimentos podem receber multa de cinco a dez vezes o valor que excedeu o limite permitido.