Vereadores irão cobrar depredação de órgão público
Os vereadores de Nova Iguaçu, Marcelinho das Crianças e Dr. Cacau irão persistir na conservação da Fazenda São Bernardino, que fica na extinta Vila Iguaçu e é um dos 12 patrimônios histórico da cidade. Além da Fazenda São Bernardino, existem a Estrada Real do Comércio e a Ferrovia Rio D’Ouro. Próximos ao bairro de Tinguá, os espaços fazem parte da Unidade Regional do Governo do Tinguá, de caráter essencialmente rural. Segundo a constituição federal de 1988(2003) artigo 216, define patrimônio cultural brasileiro como: os bens materiais e imaterial, tomados individualmente, ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
“Ação Social – Chega mais comunidade” no Carmari
No último sábado (9), a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Igreja Vivendo em Graça, juntamente com a Cruz Vermelha Brasileira, filial de Nova Iguaçu realizaram a “Ação Social – Chega Mais Comunidade”. A iniciativa foi no CIEP Chão de Estrelas no bairro Carmari e ofereceu serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, orientações em saúde bucal além de testes alérgicos promovidos pelo Projeto Brasil Sem Alergia aos moradores que participaram da ação. A Cruz Vermelha Brasileira, as secretarias públicas de Saúde e Social também foram parceiras nas atividades, assim como a defensoria Pública, CEDAE, Ministério de Trabalho, Café Pimpinela, Light e Instituto Embelleze, entre outros.
Parcerias geram mais empregos
A Secretaria de Trabalho e Renda de Nova Iguaçu junto em uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a consultoria DARBS RH organizada pela coordenadora administrativa da Secretaria de Trabalho e Renda, Rosi Dias e a diretora Andréa Assunção, realizaram uma sequência de entrevistas de empregos. Esta ação resultou no aproveitamento profissional dos candidatos e encerrou a primeira fase do processo seletivo. Agradecimentos ao Delegado Roberto Carlos, que é um dos voluntários do Ruty do Caiçara, Edilson (CISANI), Janaína Márcia, Ana Musser, Susan e a todos os outros que contribuíram no atendimento dos pretendentes as vagas de trabalho.
Trens turísticos poderão voltar
A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pretende visitar as cidades da região Serrana para discutir com instituições e representantes de prefeituras e do estado à reativação de ferrovias. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (14/04) em parceria com o Fórum Permanente de Desenvolvimento do Estado, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). Uma das propostas é buscar investimento, principalmente privado, para a reativação da linha que liga o Alto da Serra, em Petrópolis até a estação de Barão de Mauá, no Centro Rio, desativado desde 1965. O economista Antonio Pastori, em 2007, já havia apresentado um projeto, no valor de R$ 200 milhões, para a restauração do trecho, mas a medida não foi implementada.