Arinos – 23/01

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Bombeiros ensinam como agir na prevenção de acidentes

Manter as instalações em bom estado, para evitar sobrecarga, mau contato e curto-circuito. Não usar tomadas e fios em mau estado ou de bitola inferior à recomendada. Nunca substituir fusíveis ou disjuntores por ligações diretas com arames ou moedas. Não sobrecarregar as instalações elétricas com vários aparelhos ligados ao mesmo tempo, pois os fios esquentam e podem ocasionar um incêndio. Nunca deixe ferro elétrico ligado enquanto tiver que fazer alguma outra coisa, mesmo que seja por alguns minutos, pois isto tem sido causa frequente de incêndios. Observe se os orifícios e grades de ventilação dos eletrodomésticos (como TV, vídeo e forno de microondas) não se encontram vedados por panos decorativos, cobertas, etc. Não deixar lâmpadas, velas acesas e aquecedores perto de cortinas, papéis e outros materiais combustíveis. Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, desligue a chave elétrica principal.

 

Acidentes com gás

Manusear botijões de gás com cuidado, evitando que caiam ou sofram pancadas. Os botijões devem ser guardados em locais bem limpos, bem ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão, mas fora de casa e conectados com tubulações metálicas. Caso o gás esteja instalado dentro de casa e ele vier a vazar, não risque fósforo e nem acenda ou apague luzes. Chame os bombeiros e se possível retire o botijão da sua casa. Abra as portas e janelas, corte a energia no relógio e fique longe do local onde o gás está vazando. Ao instalar um novo botijão use espuma de sabão para testar se há vazamentos. Jamais use fogo para tal propósito, mas lembre-se: o sabão não deve ser usado para vedar vazamentos. Ao acender um forno de fogão, riscar primeiro o fósforo e abrir o gás depois. Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, feche o registro de gás. Para sua segurança, não esqueça que cozinhas, áreas de serviços e banheiros com aparelhos a gás devem ter área de ventilação permanente com as seguintes características: Na janela: básculas fixas abertas, com mínimo de 600 cm² de área livre. Na porta: na parte inferior, veneziana, treliça ou corte de 3 cm de altura, com, no mínimo, 200 cm² de área livre. Não elimine nem reduza a ventilação permanente dos ambientes que possuam aparelhos a gás.

 

Desastres na cozinha

Não usar aventais ou toalhas plásticas na cozinha. Quando sair de casa verifique que nada ficou ligado e que nenhum risco de incêndio porá em perigo sua residência. Não coloque panos ou papéis decorativos próximos do fogão. Os cabos das panelas devem ficar voltados para o centro do fogão. Cozinha não é lugar para crianças, não permita que elas fiquem sozinhas lá. Deixar fósforos ou isqueiros ao alcance de crianças é um atentado contra sua casa e à integridade física das mesmas. Ao pegar uma panela quente, tenha certeza que conseguirá transportá-la, evitando que caia das suas mãos.

 

ONG oferece cursos gratuitos no Rio

As inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes oferecidos pelo IOS (Instituto da Oportunidade Social) podem ser feitas pelo site do Instituto. Neste semestre, o IOS disponibiliza mais de 1.000 vagas divididas em diversas unidades no País. Nas unidades do Rio de Janeiro, são 146 vagas no total.
Os cursos de Gestão Administrativa em ERP têm duração de 6 meses e são direcionados a jovens e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva. Além das aulas, os cursos incluem acompanhamento para inserção no mercado de trabalho.
Podem participar estudantes, com idade entre 15 e 24 anos e que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio; também para pessoas com deficiência física, auditiva e visual parcial, a partir de 16 anos.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo link: http://ios.org.br/s2015/index.php/para-alunos/inscricao até o dia 5 de fevereiro. Boa oportunidade.

 

Queimados promove ação de combate à hanseníase

O programa de combate à hanseníase da Prefeitura de Queimados realizará uma ação de conscientização na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, nesta segunda-feira (25), com o objetivo de esclarecer e prevenir os munícipes contra a doença. Além de distribuição de materiais de conscientização, a atividade terá um profissional habilitado para o encaminhamento de exames. A iniciativa faz parte da comemoração ao “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar a população e reafirmar o compromisso de luta contra a doença.
A ação acontecerá das 9h às 12h e contará, ainda, com o apoio de outros programas de saúde do município, oferecendo aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, pesagem do programa Bolsa Família, entre outros serviços. Todos gratuitos!. Em Queimados, o programa de combate à hanseníase funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio da Vigilância em Saúde, que fica na Av. Irmãos Guinle, Centro (ao lado da loja Nalin). Mais informações pelo telefone: (21) 2665-5815.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!