Avaliação da Nissan Frontier PRO-4X 4×4 AT 2023

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Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Com mudanças estéticas externas e internas a Nissan Frotier 2023 tem muitos atributos que convencem o consumidor à escolher ela entre as concorrentes. Mas isso também depende do gosto de cada um, pois cada picape tem sua característica pontual que faz o consumidor ficar tão indeciso na hora de escolher uma picape média à venda em nosso mercado. Logo abaixo vou dar minha opinião sobre a PRO-4X que avaliei por uma semana com todas as informações necessárias pata você ver se vale a pena comprar essa versão.

Conhecida pelo código D23, a atual geração da Frontier foi lançada no Brasil em março de 2017 e desde então vem recebendo atualizações até chegar na atual. Importada da Argentina, a Frontier 2023 chega com novas tecnologias e versões (3 ao todo: SE, Platinum e PRO-4X), como a inédita PRO-4X, topo de linha, que se iguala em preço ao acabamento Platinum. Nesse caso, a estratégia é ofertar dois modelos completos para perfis diferentes de consumidor. Para comparação, veja os preços de todas as versões a seguir: Frontier S 4×4 MT 2023: a partir de R$ 230.190; Frontier SE 4×4 AT 2023: a partir de R$ 258.990; Frontier Attack 4×4 AT 2023: a partir de R$ 263.690; Frontier XE 4×4 AT 2023: a partir de R$ 278.990; Frontier Platinum 4×4 AT 2023: a partir de R$ 314.590 e Frontier PRO-4X 4×4 AT 2023: a partir de R$ 314.590.

Além do visual mais agressivo por fora, voltado para quem tem perfil mais aventureiro, a nova Frontier. O capô ganha vincos ainda mais destacados, conta com faróis full-LED (presentes a partir da versão XE), com quatro projetores de luz ao centro e arestas para a iluminação de posição que de acordo com a Nissan, o alcance dos faróis cresceu 20% no facho baixo e 30% no facho alto. Além de uma nova grade com borda grossa na cor cinza e o logo da marca no centro, inspirada na sua “prima” norte-americana Nissan Titan. Como a grade agora é bem grande consegue acomodar o nome da picape em sua moldura superior sem nenhum problema.

Na traseira, a Frontier 2023 conta com um novo para-choque e lanternas com um novo formato também em LED, além da tampa, que está muito mais leve. Outra modificação fica por conta do visual da versão, que tem cor exclusiva, além de detalhes em vermelho e adesivos pela carroceria que enfatizam o estilo off-road. As rodas são de liga leve de 17 polegadas com seis raios vazados e pintadas de preto, em alumínio e com pneus todo terreno. Já os pneus são os Pirelli Scorpion ATR 255/65, com banda de rodagem de uso misto. Ainda no visual, ela tem para-choques exclusivos e molduras ao redor das caixas de roda. Outro destaque exclusivo da nova versão PRO-4X é o vermelho adotado nos logotipos da marca na frente e na traseira. Batizada de Red Lava (Vermelho Lava), passa a ideia de algo ardente, que tem força.

Para os mais atentos fica evidente que as laterais da caçamba ficaram bem mais volumosas, segundo a Nissan elas foram ampliadas em 2,5 centímetros, na região perto da cabine, e em até 5 cm nas laterais, perto da tampa. A capacidade volumétrica da caçamba foi ampliada em 10,5% (passando a ser de 1054 litros). Observando a parte interna da caçamba é possível ver que ela quatro ganchos com argola móvel na região do assoalho, que podem ser usados para amarrar cargas de até 400 kg cada um, e essa versão passa a ter uma tomada de 12 Volts/120 Watts/10 Ampères com tampa retrátil na lateral esquerda. O comprimento do compartimento é de 1,51 metro, enquanto a largura máxima é de 1,56 metro e a altura é de 47,3 cm. A capacidade de carga desta versão é de 1030 quilos.

Já a tampa da caçamba ficou mais fácil de abrir graças a ajuda de dois amortecedores que reduzem em 60% o peso, diminuindo bem o esforço, sendo possível abri-la com apenas uma mão (acredite!). Enquanto que o estepe, que fica fixado por baixo da caçamba, possui as mesmas dimensões dos demais pneus e também usa roda de liga leve. Para baixá-lo, é preciso encaixar e girar uma das ferramentas guardadas abaixo do banco traseiro dentro de uma fenda no para-choque.

Já por dentro a picape da Nissan possui um sistema multimídia com tela de 8” no console central e um painel de instrumentos de 7”, o maior da categoria e que disponibiliza diversas informações e configurações da Frontier. O acabamento também utiliza materiais diferentes para cada versão da picape. No caso da versão avaliada há acabamento exclusivo dos bancos, que aparecem em couro preto com costuras em branco e vermelho, além da inscrição da versão, com o “4X” destacado em laranja.

Enquanto que os bancos dianteiros contam com o já tradicional sistema “Zero Gravity”, que reduz os sintomas de fadiga em viagens mais longas. A picape passou a integrar novo volante, já usado no SUV Kicks, por exemplo. Outros itens de conveniência incluem o teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas e três entradas USB (sendo uma delas tipo C).

A nova picape da Nissan também está equipada com novos itens tecnológicos, inéditos para este modelo da marca. O veículo conta com o sistema de Alerta Avançado de Colisão Frontal, Assistente Inteligente de Frenagem, Alerta de Mudança de Faixa e um sistema de visão 360° da picape, formada por quatro câmeras um sistema para detecção de objetos em movimento.

A Nova Nissan Frontier traz um pacote inovador de tecnologias com vários equipamentos de segurança e conforto, muitos deles únicos no segmento de picapes médias no Brasil. São parte da visão de mobilidade da marca, a Nissan Intelligent Mobility, e que tornam a versão atual a mais avançada da história da Frontier.

A versão aventureira é uma das mais completas da linha e conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW), Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP), Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), Alerta de Ponto Cego (BSW), Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) e a Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento.

Uma curiosidade é sobre o nome da cor exclusiva da nova versão PRO-4x da Nova Nissan Frontier, batizada de Cinza Shark (igual ao do modelo avaliado), foi a preferida em uma enquete promovida pela marca entre os seus funcionários no Brasil. Entre os quatro nomes apresentados aos funcionários, a escolhida recebeu 47% dos mais de 500 votos.

A picape tem um peso bruto total de 3.250 kg e 1.030 kg de capacidade de carga. Já a capacidade de reboque com freio é de 2.750 kg. Todas as versões têm em comum o comprimento (5.260 mm), a largura (1.850 mm) e a altura (1.860 mm), com exceção da versão de entrada. Já o ângulo de ataque do modelo aventureiro é de 31,6°, apenas 0,4° de diferença em relação às demais versões. Já o ângulo de saída é de 25,7°, enquanto as outras versões da Frontier têm 25,8°. Já a altura de solo é 4,3 mm maior. As barras de teto suportam até 56 quilos distribuídos uniformemente.

A motorização da nova Nissan Frontier passou por pequenas alterações em relação ao ano anterior. A partir da versão SE todas são equipadas com o motor diesel 2.3 biturbo que fornece 190 cv de potência a 3.750 rpm e torque de 45,9 kgfm entre 1.500 e 2.500 rpm.. Em conjunto está o câmbio automático de 7 velocidades com modo sequencial. A tração é 4×4 com reduzida e opção de bloqueio manual do diferencial traseiro, exclusivo da Pro-4X. De acordo com dados do Inmetro, o consumo da Frontier Pro-4X é de 9,1 km/l na cidade e de 11 km/l, na estrada.

Todas as versões da picape da Nissan são equipadas com um tanque de ARLA 32 para reduzir a emissão de poluentes destes automóveis, e o condutor poderá escolher entre quatro diferentes modos de condução: Standard, Sport, Off-road (recomendado para aumentar a tração) e Tow, recomendado para utilizar o reboque. No comparativo com outros modelos, como a Ford Ranger FX4 (R$ 308.190), o preço da Frontier Pro-4X (R$ 326.890) acaba sendo quase R$ 19 mil mais elevado.

*FICHA TÉCNICA:

Motor

            2,3L Biturbo Diesel

Potência/Torque

            Potência: 190 cv / Torque: 45,9 kgfm

Transmissão

            Automática de 7 marchas com modo manual

Suspensão

            Dianteira: Braço Duplo com barra estabilizadora / Traseira: Multibraços, eixo rígido com barra estabilizadora e molas helicoidais

Consumo

            Ciclo urbano: 9,1 km/l Ciclo estrada: 11 km/l

Roda e Pneus

            Rodas de alumínio aro 17”. Pneus 255/65 R17 All Terrain

Freios

            Dianteiro: Disco ventilado / Traseiro: Disco ventilado

Peso

            2.220 kg

Dimensão

            Comprimento do veículo: 5.262 mm Largura do veículo: 1.850 mm Altura do veículo: 1.857 mm Distância entre-eixos: 3.150 mm

Capacidade

            Capacidade de carga: 1.030 kg / Tanque: 73 l

*Dados do fabricante

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