A Aston Martin anuncia a chegada de um novo carro-chefe do DBX, o DBX S. Com o apelo dinâmico do DBX707 e motor aprimorado por tecnologia transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, o DBX S oferece uma das experiências de direção mais envolventes e responsivas, com ainda mais potência, peso reduzido e design mais assertivo. Com um conjunto de evoluções externas e internas, o DBX S tem sua própria e inegável identidade.
O DBX S dá continuidade à longa tradição da Aston Martin de utilizar o sufixo “S” para denotar uma versão especial e de alto desempenho de um modelo existente. O primeiro foi o Vanquish S, que fez sua estreia no Salão do Automóvel de Paris em 2004. O DBX S prova que versões mais leves, com mais potência e desempenho, ainda fazem parte da linha de produção principal da Aston Martin e busca dar continuidade a uma linhagem de modelos notáveis de alto desempenho.
Adrian Hallmark, CEO da Aston Martin, explica: “Nos últimos dois anos, a Aston Martin lançou uma coleção completa de carros esportivos de última geração, bem como um novo DBX. Todos com um novo sistema de infoentretenimento totalmente personalizado, projetado internamente. A marca mantém seu foco em desempenho líder na categoria, design ultraluxuoso e inovação, ampliando a gama de produtos de cada modelo. O lançamento do DBX S não apenas reafirma nosso compromisso de produzir os carros mais emocionantes, gratificantes e bonitos, como também representa uma poderosa declaração de intenções sobre nossas ambições não apenas para o DBX, mas para a marca Aston Martin”.
No coração do novo DBX S está uma versão atualizada do motor V8 biturbo de 4 litros da Aston Martin. Utilizando a tecnologia turbo transferida diretamente do futuro supercarro Valhalla, incluindo seus diâmetros de turbina do compressor maiores e outras melhorias internas, a potência é aumentada em mais 20 cv, chegando a 727 cv, tornando o desempenho do DBX S ainda mais memorável. O resultado é um tempo de 0 a 100 km/h de apenas 3,3 segundos e uma redução no tempo de aceleração de 0 a 200 km/h em 0,3 segundos. A velocidade máxima permanece inalterada: 310 km/h.
Aprimorando ainda mais o desempenho e sua percepção, um sistema de escapamento modificado amplifica o caráter natural do potente motor V8 e explora ao máximo as oportunidades apresentadas pelas modificações do turbo.
Assim como o DBX707, o DBX S distribui sua potência entre as rodas dianteiras e traseiras em proporção variável – incluindo a capacidade de enviar 50% do torque para a dianteira e até 100% para as rodas traseiras – por meio de uma inovadora transmissão de nove velocidades com “embreagem úmida”, que elimina a necessidade de um conversor de torque convencional e proporciona desempenho extremo na partida a partir da imobilidade. A caixa de câmbio do DBX S foi modificada para proporcionar uma experiência de direção ainda mais memorável. Os pontos de troca de marchas para cima são ajustados para refletir a faixa de rotação estendida do carro, enquanto as reduções de marcha nos modos Sport e Sport +, quando o carro está no modo automático, são ainda mais agressivas.
Além da atualização de potência, uma série de medidas foram tomadas para reduzir significativamente o peso em ordem de marcha do DBX S e também para fazê-lo de forma inteligente e altamente seletiva, garantindo que a mera perda de peso seja apenas um dos atributos resultantes dessas ações. Um exemplo é o novo teto opcional de fibra de carbono, apresentado em um padrão de trama única que, com quase três metros quadrados, é de longe o maior elemento de carbono já instalado em um Aston Martin. A especificação do teto de carbono prevê a remoção das barras de teto e não só economiza 18 kg de massa como também o faz a partir do ponto mais alto do carro, reduzindo o seu centro de gravidade e, portanto, melhorando ainda mais a estabilidade e a agilidade.
Rodas de magnésio também estão disponíveis como opção pela primeira vez em qualquer carro do segmento SUV. Além de robusto, o magnésio é também um material cerca de 75% mais leve que o aço, com metade do peso do titânio e um terço a menos que o alumínio. Ao selecionar esta roda opcional de 23 polegadas, são economizados mais 19 kg de massa não suspensa, proporcionando melhorias na qualidade de condução, precisão e sensibilidade da direção, bem como na resposta mais imediata do carro. O DBX S também está disponível para encomenda com rodas de alumínio forjado de 23” como padrão.
A especificação das rodas de magnésio também elimina as barras de teto, proporcionando ainda mais economia de peso. Além disso, os clientes podem optar por uma grade frontal leve em formato de colmeia de policarbonato, projetada de forma complexa com mais de 25.000 facetas individuais, que ajudam a distribuir o peso para trás, auxiliando tanto na dirigibilidade quanto na capacidade de tração do carro.
A relação de direção do DBX S é 4% mais rápida, o suficiente para melhorar significativamente a agilidade, tornando o carro ainda mais esportivo e responsivo, sem causar qualquer sensação de nervosismo em sua dirigibilidade. Ela também reduz o diâmetro de giro em quase meio metro, para apenas 12 metros, aprimorando a experiência de direção urbana.
O DBX S se beneficia do conjunto completo de melhorias na suspensão introduzido no ano passado, que inclui calibração revisada das molas pneumáticas e dos amortecedores eletrônicos, aumentando o controle transitório da carroceria para reduzir a transferência de peso e, portanto, melhora a qualidade primária da condução e a estabilidade geral. Mesmo no limite, seu controle eletrônico de rolagem permite que o DBX S incline em no máximo 1,5 grau, o suficiente para criar a sensação natural de curva, mas ainda mantendo o carro mais plano do que muitos carros esportivos de dois lugares projetados para esse fim. A taxa de amortecimento também muda dependendo do modo de condução selecionado, movendo ativamente o equilíbrio da rigidez de rolagem em uma curva para melhorar a aderência e a resposta da direção. O poder de frenagem é proporcionado por discos de freio de carbono-cerâmica com 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira.
Visualmente, a equipe de design da Aston Martin garantiu que ninguém que veja o DBX S tenha dúvidas de que está diante do SUV ultraluxuoso mais esportivo, dinamicamente capaz e envolvente do mercado. De frente, o novo DBX S é imediatamente reconhecível por sua grade dianteira com aletas em preto puro. A grade leve de policarbonato com design em formato de colmeia, inspirada no DBS 770 Ultimate, está disponível como opcional. Novos divisor e divisor reforçam a presença naturalmente assertiva do carro, juntamente com o design distinto das luzes de circulação diurna envolventes.
Nas laterais, as novas soleiras ostentam divisores de ar altamente distintos e voltados para cima. No típico estilo Aston Martin, eles existem tanto para a função quanto para a forma, ajudando a canalizar e direcionar o fluxo de ar ao longo da lateral do carro. A fibra de carbono está disponível como opcional para os espelhos retrovisores, faixas laterais e soleira inferior da porta, enquanto o distintivo emblema “S” nos para-lamas dianteiros marca a verdadeira natureza desta fera. Assim como os icônicos para-lamas da Aston Martin, esses emblemas são fabricados em metal sólido, com acabamento em esmalte de vidro e o “S” preenchido em vermelho, como em modelos anteriores, como o V12 Vantage S e o Rapide S. O contorno do emblema é cromado em cromo brilhante ou escuro para combinar com a cor dos para-lamas escolhida pelo cliente.
As mudanças visuais mais óbvias no novo topo de linha DBX estão na traseira, dominada pelos escapamentos quádruplos, agora empilhados verticalmente e disponíveis em acabamentos brilhante e fosco, dando voz plena ao som glorioso do V8 em ataque máximo. O para-choque traseiro e o difusor foram completamente redesenhados e, juntamente com as saias laterais e o para-lama, podem ser especificados com carbono para reduzir o peso total do veículo em mais 7 kg. O DBX S também apresenta um novo design de pintura inferior, disponível para especificação em três cores: Vermelho Rosso Corsa, Prata Trophy e Verde Podium. A pintura esportiva destaca o divisor dianteiro, o difusor e as saias laterais, que se estendem até a traseira, emoldurando os novos escapamentos quádruplos.
O interior do DBX S exibe um tema “S” personalizado. A característica mais notável é o distinto design em “espinha de peixe”, que vem de série nos bancos, mas que também se estende ao revestimento do teto, caso o teto de carbono opcional seja escolhido. As linhas em “espinha de peixe” tornam-se cada vez mais largas à medida que sobem pelo assento, dando uma impressão inconfundível de velocidade – adequado para o SUV de mais alto desempenho da linha da marca.
O DBX S é revestido de série em Alcantara esportivo leve nos bancos, revestimento do teto, console central, painéis de instrumentos inferiores e acabamento superior. Em áreas de alto desgaste, como os apoios dos bancos, o Alcantara é perfeitamente combinado com couro semianilina. Para aqueles que preferem uma sensação ainda maior de luxo, o DBX S pode ser revestido inteiramente em couro semianilina. Cintos de segurança vermelhos também podem ser especificados para trazer a identificação “S” adicional para dentro do carro.
O sufixo “S” é bordado no assento, complementado pelas asas da Aston Martin estampadas nos encostos de cabeça com uma técnica pioneira na indústria, utilizando tanto a estampagem quanto a desgravação com extrema pressão (1,5 toneladas) e calor para esculpir as asas no couro com precisão submilimétrica. Além disso, o “S” aparece nas soleiras e na placa do motor para completar o visual.
O DBX S dá continuidade à adoção do sistema de infoentretenimento de última geração desenvolvido internamente pela Aston Martin, com uma nova e impressionante arquitetura de cabine. Esta melhoria transformadora demonstra a aplicação exemplar de habilidade e inovação, combinando design impecável e luxo indulgente com um conjunto formidável de tecnologia para carros conectados.
Ele também é equipado de série com o sistema de áudio Aston Martin Premium Audio 800w com 14 alto-falantes. Desenvolvido utilizando hardware avançado, este sistema apresenta um modo de som surround com processamento de som surround QuantumLogic para uma paisagem sonora totalmente imersiva. No entanto, os verdadeiros entusiastas de áudio irão se deliciar com o sistema opcional desenvolvido em conjunto com a parceira de áudio da Aston Martin, a Bowers & Wilkins. Projetado acusticamente para o volume e o formato do interior do DBX S, este sistema excepcional utiliza tecnologias e inovações encontradas nos aclamados alto-falantes de classe mundial da Bowers & Wilkins. Tweeters Double Dome de alumínio e alto-falantes de médio alcance Continuum conferem a este sistema de som surround de 1.600 W, com 23 alto-falantes e dupla amplificação, um som equilibrado e preciso. Alto-falantes 3D dedicados, alto-falantes de graves e um subwoofer potente proporcionam uma experiência sonora potente e dinâmica, refletindo as características do próprio DBX S.
A letra “S” é associada há muito tempo à Aston Martin, e o DBX S prova que versões mais leves, com mais potência e desempenho, ainda fazem parte da história da marca e devem perdurar por um futuro próximo. O DBX S já está disponível para encomenda, com entregas previstas para o quarto trimestre de 2025.
Fonte: UK Motors – Aston Martin São Paulo / Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação