Avaliação da RAM Rampage 2.2 TD Rebel 4X4 4wd (Aut) 2025

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Eu gosto muito de picapes, desde as compactas até as grandonas. Apesar da maioria ser grande para o dia a dia e não ter muito lugar para estacionar e muito menos um porta-malas para guardar as malas da viagem e as compras em geral, são modelos de veículos bem interessantes e têm lá suas vantagens dependendo do ponto de vista do comprador.

CONFIRA O VIDEOCLIPE: https://youtu.be/V1p6jAmMhcw?feature=shared

Sempre que pinta uma picape para testar, eu já fico animado, pois com elas consigo fazer algumas coisas que curto, como testes off-road em locais com muita terra e lama. Mas, infelizmente, com essa que testei, não consegui fazer isso, fica para uma próxima oportunidade. Estou falando da RAM Rampage Rebel com o novo motor turbodiesel de 2,2 litros e 200 cv de potência.

Apesar de não ter tido a oportunidade de testar a Rampage com o antigo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, tenho certeza de que essa nova motorização fez a diferença na picape da RAM. Como testei esse antigo motor na Toro, senti a diferença em muitos aspectos nesse 2.2 litros. A seguir, vou contar um pouco sobre a Rampage e seu novo motor. Falando especificamente do Brasil, a Rampage já vendeu mais de 19 mil unidades nos primeiros doze meses de sua comercialização, que aconteceu em junho de 2024. Se considerarmos somente 2024, já são pouco mais de 10 mil unidades no acumulado do ano até aqui e presença constante no ranking de picapes mais vendidas. Os números mostram todo o sucesso da picape em seu primeiro ano completo de vendas.

Desenvolvida no Polo Stellantis de Goiana (PE), a Rampage 2025 2.2 Turbodiesel chega com um motor com mais potência e torque, mas com menor consumo de combustível. Desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades da América do Sul, o motor de 4 cilindros em linha 16V e 2.184 cm³ gera 200 cv de potência a 3.500 rpm e amplos 450 Nm (45,9 kgfm) de torque a somente 1.500 rpm. Ou seja, é mais potência e força disponíveis em rotações mais baixas, resultando em ainda mais agilidade e prazer ao dirigir tanto em ruas quanto em estradas e rodovias.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em menos de 10 segundos, enquanto as retomadas de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,4 e 8,0 segundos, respectivamente, resultando em ultrapassagens mais seguras. Logo ao pisar no acelerador você já sente a potência que a picape oferece, ultrapassagens são fáceis de fazer assim como enfrentar subidas de serras ou aclives mais íngremes. O motor e o câmbio trabalham em harmonia e transmitem muita segurança nessas horas mais críticas.

O motor 2.2 Turbodiesel possui cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes.

A transmissão automática de nove marchas passou a adotar um diferencial 14% mais longo, possibilitando a redução de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perda da capacidade 4X4. O resultado é uma melhora ainda maior no consumo de combustível, que pode chegar a 10,6 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em uso rodoviário. A Rampage 2.2 Turbodiesel foi classificada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com a nota máxima “A”. Durante o teste as trocas foram suaves e sem trancos, como deve ser esse tipo de câmbio, ou seja, cumpriu seu papel o tempo todo.

O novo motor 2.2 Turbodiesel está disponível em todas as versões 2025 – exceto R/T – junto da tração 4×4 Auto, que distribui automaticamente a força para os 2 eixos. O sistema de tração também conta com modo reduzido. Outro conteúdo que auxilia a condução do modelo em diferentes tipos de terreno é o assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control), assegurando a capacidade off-road que está no DNA da marca. As novidades da linha 2025 não param por aí. A capota marítima passa a ser item de série presente em todas as versões.

Já a versão Rebel Turbodiesel 2025, avaliada pelo portal por uma semana, agora adota pneus todo-terreno Pirelli ScorpionTM All Terrain Plus 236/65 R17, com carcaça reforçada e escritas brancas, agregando mais estilo e capacidade fora de estrada ao modelo. O modelo possui uma capacidade de carga de 750 kg com o motor a gasolina e 1.015 kg na versão diesel. A caçamba, com revestimento plástico, tem uma capacidade volumétrica de 980 litros. A capacidade de armazenamento na cabine é de 35,4 litros de espaço para objetos.

O interior da Rebel traz uma decoração predominantemente preta. O painel vem com revestimento de couro, assim como o volante multifuncional. O painel de porta dianteiro também tem revestimento macio. Em termos de tecnologia, a Rebel adota telas de 10,3” do quadro de instrumentos totalmente digital e de 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, incluindo a conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e a capacidade de parear dois smartphones simultaneamente. A posição de dirigir é fácil de achar e o volante tem a medida certa para dirigir essa picape. Do alto você consegue visualizar tudo à sua frente, o que facilita em manobras e outras necessidades que temos em um trânsito mais pesado ou mesmo em uma estrada, onde podemos ter uma visualização melhor do local em que se trafega.

Em relação às dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre-eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos. O sistema Ram Connect é um conjunto de serviços que conecta o motorista à picape de várias formas. Tanto por uma série de recursos a bordo quanto pelo aplicativo de smartphone, de onde se pode consultar remotamente o Relatório de Saúde da picape, que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível de combustível, além dos comandos remotos (como dar partida e climatizar a Rampage), entre outras informações. O espaço interno é bem distribuído, tanto para quem vai na frente quanto para quem vai atrás não falta espaço para todos, o interior é bem aconchegante e cabem facilmente 5 pessoas sem aperto.

A Rampage, primeiro modelo da Ram desenvolvido fora dos Estados Unidos, passa a oferecer como item de série o conjunto de sistemas avançados de assistência à direção (ADAS) de nível 2 para a linha 2025. Com a adição do ADA (assistente ativo de direção), que combina o uso do Lane Centering e do ACC (piloto automático adaptativo), a picape passa a ser capaz de contornar diferentes curvas de forma autônoma em vias sinalizadas, mantendo uma velocidade pré-definida. Desta forma, a picape é promovida para o nível 2 de autonomia dos sistemas avançados de assistência à direção. Além do contorno de curvas, a aceleração e a frenagem também podem ser efetuadas sem a atuação do condutor em cenários específicos. Os auxílios, atendendo à legislação vigente, exigem que o motorista mantenha as mãos no volante e atenção à via, tornando-se uma camada extra de segurança e conforto da Rampage durante seu uso.

Os itens de segurança incluem sete airbags, controle de estabilidade, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução, incluindo controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção. O modelo possui uma capacidade de carga de 750 kg com o motor a gasolina e 1.015 kg na versão diesel. A caçamba, com revestimento plástico, tem uma capacidade volumétrica de 980 litros.

Surpreendeu-me sua capacidade de fazer curvas, em um teste mais técnico, pude ver como funciona a suspensão. Na Serra Grajaú/Jacarepaguá onde as curvas são bem acentuadas e também tem retas maiores a Rampage se saiu muito bem, tanto em curvas mais fechadas como nas mais abertas, tanto na subida quanto na descida. Enfim, subi e desci a serra com muita tranquilidade e segurança, mas sempre atendendo o limite da picape, sem abuso. A tração 4×4 permanente também ajuda nesse trabalho e dá mais confiança ao motorista.

A Rampage vem com garantia total de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, para atingir até 5 anos de cobertura. Uma novidade que estreia com a Rampage nas concessionárias da marca Ram é a possibilidade para fazer serviços de estética veicular como lavagem técnica, higienização e cristalização, como parte do programa Ram Care. Customizar a Rampage também é possível com o portifólio de mais de 35 acessórios originais Mopar, dos quais se destacam itens como os estribos elétricos, inéditos em picapes nacionais e produzidos no Brasil.

Também vale citar equipamentos como RamBar – o santantonio da Ram –, capota marítima rígida (elétrica ou manual), capota marítima de lona, estribos fixos, divisor modular de caçamba, tapetes off-road (com bordas elevadas) e soleiras metálicas com o logotipo Ram retroiluminado por LEDs com a abertura das portas dianteiras.

Itens de Série: RAM CONNECT; Abertura remota da tampa traseira; Acendimento automático dos faróis; Ajuste elétrico de altura do farol; Alças auxiliares de acesso ao veículo; Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; Android Auto e Apple CarPlay sem fio; Antena Tubarão; Apoia braço central; Apoia braço traseiro; Ar-condicionado digital dual zone; Badges escurecidos; Banco elétrico do motorista de 12 vias; Câmera de ré; Capa do espelho retrovisor preta; Capota marítima; Central Multimídia Uconnect de 12,3″; Chave telecomando; Comutação automática do farol alto; Controle de cruzeiro adaptativo com Stop & GO; Controle eletrônico de estabilidade; Desembaçador da janela traseira; Estepe de uso emergencial; Farol de neblina em LED com função Cornering; Farol Full LED com projetor bi-função; Freio a disco ventilados nas 4 rodas; Freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold; Ganchos superiores e inferiores para amarração de carga; Grade dianteira preta; HDC – Hill Descent Control; Iluminação interna de caçamba em LED; Keyless Entry N Go; Lanternas em LED; Limitador de velocidade; Luz de direção dinâmica; Maçanetas na cor da carroceria; Moldura das janelas preta; Partida remota; Pneu Pirelli Scorpion All Terrain Plus 235/65 R17; Porta objetos abaixo do console central; Porta óculos.

Além de Protetor de cárter; Quadro de instrumentos Full Digital de 10,3″; Ram Connect; Ramcharger (carregador por indução); Retrovisor interno eletrocrômico; Retrovisores externos com luz de cortesia; Retrovisores externos com luz de direção; Retrovisores externos com rebatimento elétrico; Retrovisores externos elétricos; Revestimento das portas parcialmente em couro; Revestimento do painel de instrumentos em couro; Revestimento do volante em couro; Revestimento dos bancos em couro; Revestimento interno da caçamba; Roda de liga leve de 17 polegadas; Saídas de ar traseiras; Seletor rotativo de marchas; Sensor de chuva; Sensor de estacionamento dianteiro; Sensor de estacionamento traseiro; Sistema de alerta de saida de faixa com assistente ativo e centralização; Sistema de detecção de tráfego traseiro cruzado; Sistema de monitoramento de ponto cegos; Sistema de monitoramento de pressão dos pneus; Sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceira; Start Assist – Assistente de partida em aclives; Tampa traseira amortecida; Tração 4X4 Auto e 4X4 Reduzida; Transmissão automática de 09 velocidades; Trava elétrica do bocal de abastecimento; Volante com regulagem de altura e profundidade; 06 portas USB, sendo 03 tipo C (carregamento rápido) e 07 Airbags [dianteiro, lateral dianteira, cortina (dianteiro e traseiro) e de joelho para motorista.

As cores disponíveis são: vermelho flame e preto diamond (cores sólidas); azul patriot, maximum steel e prata billet (cores metálicas) e sting grey e branco perola (cores perolizadas). Confira o preço das demais versões da Rampage 2025: Big Horn 2.2 diesel 2025 R$ 237.990,00; Rebel 2.2 turbodiesel 4×4 2025: R$ 265.990; Rebel 2.0 turbo gasolina 4×4 2025: R$ 268.990; Laramie 2.2 turbodiesel 4×4 2025: R$ 278.990; Laramie 2.0 turbo gasolina 4×4 2025: R$ 281.990 e a R/T 2.0 turbo gasolina 4×4 2025: R$ 299.990.

*FICHA TÉCNICA:

Mecânica

Motorização 2.2

Combustível             Diesel

Potência (cv)            200

Torque (kgf.m)         45,9

Velocidade Máxima (km/h)           196

Tempo 0-100 (s)      9,9

Consumo cidade (km/l)      10,6

Consumo estrada (km/l)    13,3

Câmbio          automática com modo manual de 9 marchas

Tração           4×4

Direção          elétrica

Suspensão dianteira          Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira            Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Freios

Dianteiro: Disco ventilado, 330 mm de diâmetro x 28 mm

Traseiros: Disco ventilado, 320 mm de diâmetro x 22 mm

Dimensões

Altura (mm)   1.780

Largura (mm)           2.040

Comprimento (mm)             5.028

Peso (Kg)      1.951

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.994

Ocupantes    5

Caçamba

Comprimento máximo: 1.055 mm

Largura máxima: 1.886 mm

Profundidade: 595 mm

Volume: 980 litros (líquido)

*Dados do fabricante

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!