Por Marcus Lauria (texto e fotos)
O desafio da marca chinesa no Brasil é vender o carro que vai ser o “Rei das Ruas”, era o que dizia a propaganda de lançamento do BYD King DM-i, em junho de 2024. O sedã médio foi apresentado como o híbrido plug-in mais econômico do país. Também foi lançado com ações regionais em diversas praças do país. O lançamento para a imprensa e convidados aconteceu no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, em São Paulo (SP).
CONFIRA NOSSO VIDEOCLIPE: https://youtu.be/e0Zj28fNGVY?si=fU0E4F1X264njq_v
Agora, será que ele é mesmo melhor que o Toyota Corolla? Isso é o que vamos ver logo em seguida. Começando pelos preços, o King DM-i 2025 é vendido em duas versões: GL por R$ 179.900 e GS por R$ 191.900. Enquanto o Corolla Altis Hybrid Premium 2025 sai a R$ 199.990, podendo chegar a R$ 202.320 de acordo com a cor desejada. Pelo preço, o sedan japonês perde para o chinês, a diferença é pequena em relação à versão topo de linha, aí fica ao gosto do cliente.



Agora vou apresentar o King com tudo que ele oferece e dar minha opinião em alguns itens descritos, como faço em todos os meus testes, e no final você tira as suas conclusões e eu divulgo a minha para vocês. A Greentech, líder mundial de veículos de nova energia, traz ao Brasil o sedã híbrido da marca chinesa, com um design diferenciado e a tecnologia DM-i.
A principal diferença entre as versões é o tamanho da bateria de 8,3 kWh no modelo GL e 18,3 kWh na versão GS. Além disso, traz recursos premium de série, como Monitoramento Direto da Pressão dos Pneus (TPMS), saída de climatização traseira, controle de cruzeiro, espelhos laterais elétricos e retráteis, além de 4 portas USB-A e tomada 12V.



O BYD King oferece carregamento por indução para smartphone, Assistência de Partida em Rampa (HHC), Controle de Cruzeiro (CC), Sistema de Monitoramento de Calibragem de Pneus (TPMS), Freio de Estacionamento Eletrônico (EPB), função Autohold (AVH), sensores de estacionamento, câmera 360º e compatibilidade com cartão NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade).
Pensando em segurança, o King traz recursos avançados como Sistema de Direção Assistida Elétrica (C-EPS), Frenagem Inteligente, Controle de Tração, Controle de Desaceleração do Freio de Estacionamento e Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem. Enfim, o sedan é bem recheado de tecnologia.



O sedan híbrido plug-in combina um motor de 1.5L a gasolina e outro elétrico de última geração capazes de gerar, na versão GS, 235 cv e 33,1 mkgf de torque máximo com 0 a 100km/h em 7,3 segundos. Essa combinação resulta em uma experiência de condução bem interessante, duante o teste pude sentir que sua disposição para acelerar é mais que suficiente para o carro, na posição Sport do câmbio o King fica até bem arisco e aconselho tomar cuidado quando acelerar forte nas ruas.
Ultrapassagens, retomadas e saídas de semáforos são brincadeiras para o King, com a força imediata logo ao pisar no acelerador, o motorista fica bem seguro para fazer todas essas manobras sem pestanejar. Essa característica é um dos pontos positivos do sedan chinês.



Com a bateria totalmente carregada, o veículo torna-se puramente elétrico, único no segmento, chegando até 120km de autonomia no ciclo NEDC* no modo elétrico. Quando a capacidade da bateria está baixa, ele se transforma em um veículo híbrido com consumo de combustível bem agradável. Em nosso teste isso pode ser comprovado facilmente, no painel central você pode controlar a capacidade de consumo do King, fazendo que com ele você possa utilizar mais o motor elétrico do que o a combustão ou vice versa.
Já o sistema DM-i prioriza a energia elétrica com dependência mínima de combustível. A integração da bateria Blade de 18,3 kWh (modelo GS) garante segurança e sinergia com as demandas de energia do sistema híbrido, resultando em um consumo de combustível de apenas 25,6 km/l, e um alcance total, com tanque cheio e carga completa, de até 1.200 quilômetros, o suficiente para uma viagem de São Paulo até Brasília. Em nosso teste, usando apenas na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, o sedan foi bem econômico.



O King tem um design dinâmico e elegante e revela uma grade com padrões de gotas de água, acentuada por peças de acabamento de qualidade e de boa sensação ao toque. O sedã possui 1495mm de altura, 1837mm de largura, 4780mm de comprimento e 2718mm de entre-eixos, e rodas de aro 17” e pneu 215/55R17 completam seu visual moderno e esportivo. Seu porta-malas de 450 litros oferece amplo espaço, na versão GS que avaliei, os faróis de LED são evidenciados por uma faixa de Luz Diurna Integrada que confere um brilho futurista.
Pensando em comodidade e segurança, o banco do motorista possui ajuste elétrico em seis posições, e no caso do GS, o banco do passageiro também pode ser ajustado em até quatro posições. Ainda, os cintos de segurança dianteiros contam com pré-tensionamento e alerta sonoro, e possuem 6 airbags: dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais (bancos dianteiros) e dois de cortina (dianteiro e traseiro).



O interior conta com um ambiente minimalista, com linhas contínuas que fluem do painel, resultando em uma cabine espaçosa e confortável. Destaque para a tela do multimídia flutuante de 12,8” e rotação elétrica, com Android Auto e Apple CarPlay, conexão com internet, um painel de instrumentos LCD Full-View de 8,8”, seletor de câmbio eletrônico por botão rotativo e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz intuitivos e atualizações de sistema Over-The-Air, que podem ser feitas remotamente, assim como acontece com nossos smartphones, por exemplo.
O BYD King chega ao mercado brasileiro nas cores Branco, Cinza e Preto, com interior Preto e Cinza. A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade contará com garantia de oito anos, sem limite de quilometragem. Desde seu lançamento até hoje, já foram comercializados no mercado nacional 9.033 Kings (GS + GL / varejo + vendas diretas), somente no Rio de Janeiro foram 530 unidades.



Agora, sobre o comparativo com o Toyota Corolla, como tem muito tempo que não avalio um modelo da marca, não posso dizer muito em relação ao modelo 2025 da marca japonesa, mas como o sedã não mudou muito desde o último que testei, posso afirmar sem dúvidas que o BYD King GS é bem melhor em vários aspectos, entre eles: dirigibilidade, espaço interno, acabamento e aceleração, fora a tecnologia que o BYD oferece, que nem se compara com o Corolla.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 1.5
Combustível Híbrido / Elétrico Gasolina
Potência (cv) 81 81
Torque (kgf.m) 13,8 13,8
Velocidade Máxima (km/h) 235
Tempo 0-100 (s) 7,3
Câmbio automática de 1 marchas
Tração dianteira
Direção Mecânica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas torção.
Dimensões
Altura (mm) 1.495
Largura (mm) 1.837
Comprimento (mm) 4.780
Tanque (L) 48
Entre-eixos (mm) 2.718
Porta-Malas (L) 400 l
Ocupantes 5
*Dados do fabricante
(link do vídeo da propaganda: https://youtu.be/zwbDWD6dCR0?si=RAJ_uiuZZAWyGuc9 )